Logo O POVO+
Artigo - Acaraú, 174 anos
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Artigo - Acaraú, 174 anos

"O premiado poeta Dimas Carvalho, neto de Nicodemos Araújo, e dele lídimo sucessor na seara das Letras, é nome que honra a inteligência do povo acarauense e das sendas literárias do nosso Estado", aponta em artigo o jornalista e poeta Barros Alves
Tipo Opinião
Barros Alves é jornalista e poeta (Foto: MATEUS DANTAS)
Foto: MATEUS DANTAS Barros Alves é jornalista e poeta

Hoje, Acaraú, cidade aprazível e acolhedora, completa 174 anos de emancipação politico-administrativa. Vim ver a festa, a convite do poetamigo Dimas Carvalho Muniz, que traz no DNA o talento do grande intelectual acarauense Nicodemos Araújo, legítimo sucessor na Arte Poética do insuperável sonetista Padre Antônio Tomás. Vou beber da água do Rio Acaraú - o licor do grande rio - para ver se a mim me será proporcionado ao menos um tiquinho do talento e da verde poética dessa gente.

A cidade em festa, aniversaria sob um boom desenvolvimentista. O visitante pode observar grandes progressos e constatar as iniciativas que estão a levar um rápido crescimento sócio-econômico e cultural ao quase bicentenário município.

Acaraú, que a etimologia de uns diz significar "rio das garças"; e de outros quer dizer "onde bebem as garças", tem uma longa e antiga trajetória que enriquece a história do Ceará. Na Assembleia Legislativa do Estado contou com a ação de bons deputados, entre eles Orzete Gomes, Manuel Duca, Afonso Fontes, Robério Monteiro, representantes no Parlamento, que se empenharam na busca de benefícios para as cidades localizadas na fértil, ecologicamente pujante e rica ribeira do Rio Acaraú, em especial a cidade homônima.

Culturalmente, Acaraú sempre assomou como uma das fulgurantes estrelas entre as que brilham na constelação das urbes do oeste cearense, rivalizando com a Princesa do Norte, Sobral.

Em Acaraú alteia-se o nome do poeta e historiador Nicodemos Araújo, como o lídimo representante da intelectualidade regional. Ele, entre muitas iniciativas em favor da Região, escreveu o hino do Acaraú, desenhou a bandeira do município e publicou vários livros que versam sobre origem, formação e trajetória de sua terra natal e municípios circunvizinhos.

O premiado poeta Dimas Carvalho, neto de Nicodemos Araújo, e dele lídimo sucessor na seara das Letras, é nome que honra a inteligência do povo acarauense e das sendas literárias do nosso Estado.

Na data de hoje, em solenidade pública na qual se comemora a data aniversária do município, busto restaurado do poeta Padre Antônio Tomás está sendo entronizado em bela e ampla praça recém-construída, que circunda o belo e centenário templo da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, projeto arquitetônico de Agostinho Balmes Odísio, artista italiano contratado para executar a bela obra sacra. Na oportunidade, o poeta Dimas Carvalho representa, a pedido, a família do padre Antônio Tomás, primeiro Príncipe dos Poetas Cearenses.

Salve a terra abençoada da ribeira do Acaraú.

Barros Alves é jornalista, poeta e assessor parlamentar

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?