Logo O POVO+
Artigo - Zema e o Centro-Oeste
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Artigo - Zema e o Centro-Oeste

"Os setores organizados da sociedade civil do Sul e Sudeste vão provavelmente pressionar os principais presidentes dos partidos brasileiros, com domicílio eleitoral nos estados dessas regiões", aponta em artigo o sociólogo e consultor político Luiz Cláudio Ferreira Barbosa
Tipo Opinião
Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é sociólogo (Foto: DIVULGAÇÃO)
Foto: DIVULGAÇÃO Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é sociólogo

O governador mineiro Romeu Zema (Novo) antecipou o movimento político-institucional do consórcio dos governadores sulistas (SP, MG, RJ, ES, PR, SC e RS), como um potente grupo de pressão na nova etapa da reforma tributária, no Congresso. Zema defende a tese da reorganização das bancadas congressistas sulistas, com certa urgência nos próximos dias. É na realidade uma mobilização dos setores produtivos sulistas e dos deputados federais e senadores que são residentes nas duas regiões.

Os setores organizados da sociedade civil do Sul e Sudeste vão provavelmente pressionar os principais presidentes dos partidos brasileiros, com domicílio eleitoral nos estados dessas regiões. As agremiações partidárias com os seus presidentes paulistas: PSD (Gilberto Kassab), MDB (Baleia Rossi), Solidariedade (Paulinho da Força Sindical), PL (Valdemar Costa Neto) e o Republicanos (Marcos Pereira).

A federação partidária PSDB e Cidadania tem como presidente nacional o governador gaúcho Eduardo Leite, já a presidente do Partido dos Trabalhadores tem a deputada paraense, Gleisi Hoffmann, ainda temos o presidente nacional do Avante, o deputado federal Luis Tibé, que tem residência em Minas Gerais.

As bancadas congressistas do Agronegócio e da Agroindústria dos estados do Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal) tendem a trabalhar muito próximas aos interesses econômicos e aos interesses políticos do consórcio de estados sulistas, na nova etapa de discussão da Reforma Tributária, no Congresso.

O governador Romeu Zema deve estender o fórum de discussão da Reforma Tributária, feita pelos governadores sulistas e a sociedade civil organizadas das regiões Sul e Sudeste, para os entes federativos da região Centro-Oeste, em função do ponto geográfico estratégico do estado de Minas Gerais, quando as fronteiras agrícolas mineiras são vizinhas aos estados do Centro-Oeste: Goiás e Mato Grosso do Sul, além da proximidade com o Distrito Federal.

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é sociólogo e diretor-executivo da Consultoria LCFB

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?