O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.
O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.
Com a votação final do arcabouço fiscal, o Congresso deverá se concentrar também numa agenda verde. Ou seja, vem aí o Plano Nacional de Transformação Ecológica. Nesse aspecto, um tema de relevância será o Mercado de Crédito de Carbono, assunto que tem relação direta com o ex-senador Tasso Jereissati. Em novembro de 2022, a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou relatório do tucano ao projeto de lei que regulava o Mercado Brasileiro de Redução de Emissões. No seu substitutivo, Tasso destacou os ativos e serviços ambientais, equilibrando interesses ambientais e econômico-financeiros. Cabe agora ao Governo Lula tocar esse barco e procurar fechar ações com o Congresso.
Além do mercado de crédito de carbono, outro legado do segundo mandato de Tasso foi o Novo Marco Legal do Saneamento. A ação prevê a universalização do serviço de água e esgoto no País, via parcerias público-privadas. Por aqui, a Cagece segue essa cartilha.
Mais de R$ 100 mil mensais cobra a Fraport das duas cooperativas de táxi (especial e comum) que operam no Aeroporto Internacional Pinto Martins. Por conta disso, o Sinditaxi Fortaleza cobra ações contra a pirataria e avanços ali dos motoristas por aplicativos.
O reitor do IFCE, Wally Menezes, assumirá hoje, às 14 horas, na sede da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, a presidência do Conselho de Reitores de Universidades Cearenses (Cruc). Pela primeira vez, o IFCE assume tal missão.
Na comitiva de Lula, que visitará Fortaleza amanhã, vai estar o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (foto), além de Camilo Santana (Educação), prata da casa. Nessa agenda, ato que vai comemorar, às 10 horas, no BNB, os 25 anos do Crediamigo tocado pelo banco.
Os 44 anos da Lei da Anistia vão ser lembrados hoje, às 14 horas, no evento "Agosto da Memória", na Galeria do Palácio da Abolição. A Secretaria de Direitos Humanos do Estado convidou vários ex-presos políticos e seus familiares.
O último concurso da Seduc para docentes, que chamou 612 aprovados, vai ter o prazo prorrogado. Anuncia o governador Elmano de Freitas, adiantando que pediu à pasta para estudar a possibilidade de novas convocações futuramente.
O professor Gustavo Cabral foi eleito diretor da Faculdade de Direito da UFC. À frente da chapa de oposição, ele terá como vice o professor Machidovel Trigueiro. Saiu derrotado o professor Maurício Feijó.
O presidente do MDB do Ceará, deputado federal Eunício Oliveira, convidou o presidente da Assembleia, Evandro Leitão, para que se filie ao seu partido, com a garantia de que ele conduzirá o processo da sucessão ao Paço. Evandro deu adeus ao PDT nessa terça.
O presidente nacional interino do PDT, deputado federal André Figueiredo, comemora. O PSB fez muita festa de filiação, mas não conseguiu levar nenhum prefeito da sigla. A perda mesmo ficou com o PSD de Domingos Filho, que aderiu recentemente ao Abolição.
A Adufc lança hoje, às 18 horas, em sua sede, o livro "Intervenção na Universidade Federal do Ceará (2019-2023): Autoritarismo e Resistência". Reúne notícias, séries especiais de reportagens, notas de repúdio e textos sobre o período bolsonarista.
Sobe
Time do Fortaleza, que decide hoje à noite, sua classificação para a semifinal da Sula. Pega o América (MG) em clima de Arena Castelão superlotado.
Desce
Vampeta, que já conta como certa a classificação do Corinthians para a final da Sula. Depois que o clube escapou nos pênaltis, em Buenos Aires.
Horizontais
O Detran lançará, em breve, seu Refis. /// O Sinduscon/SP, através do iCon Hub, seu braço de inovação, promove hoje, na Fiec, o II Ecosystem's Match. Reunirá grupos da construção civil de todo o País. /// O presidente do Instituto Nordeste de Direito Penal Econômico, Bruno Queiroz, lança hoje o livro "Crimes Contra o Sistema Financeiro Nacional e o Mercado de Capitais". Às 17h, no Iate Clube. /// Só lembrando: "Oh, louco! Bem que o Poder Público poderia reforçar as campanhas pró-doação de órgãos no País.
Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.