O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.
O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.
A Assembleia Legislativa aprovou um projeto de indicação estabelecendo um auxílio financeiro para crianças e adolescentes órfãos de mãe vítima de feminicídio. Trata-se do PI 157/2023, de autoria da segunda secretária da mesa diretora da Casa, Juliana Lucena (PT). "Os filhos que perderam suas mães, dentro das atuais estatísticas do feminicídio, são, na sua absoluta maioria, menores de idade e, em razão disso, tornam-se órfãos do Estado", justifica a parlamentar. A proposta de Juliana estipula que o auxílio financeiro seja mensal, intransferível e tenha o valor de 1/2 salário mínimo até a criança ou o adolescente completar a idade de 18 anos. O texto seguirá, na próxima semana, para sanção do governador. Sem sombra de dúvidas, ato que rima com cidadania e, principalmente, humanização.
Surgiu uma pracinha nas imediações do Palácio da Abolição (Silva Paulet com Tenente Benévolo). Mas, durante a noite, nada de iluminação. Nada de bancos também. Há um parquinho infantil. Como está, servirá perfeitamente para acomodar atos de protesto.
Cadê o reflorestamento prometido pela Sema na área onde ocorreu grande incêndio no Parque do Cocó, em 2018? Virou conversa. Ainda bem que a natureza se encarregou de recuperar tudo. Que haja, pelo menos, monitoramento.
A jornalista Ana Márcia Diógenes lançará, no próximo dia 30, em Quixadá, seu livro Rosa dos Ventos. Às 19 horas, na Academia Quixadaense de Letras. Eis a escritora voltando à sua terra natal e expondo, em poesias, as vivências da infância.
O reitor da UFC, Custódio Almeida, já tem o que comemorar. O MEC liberou para a universidade emenda da bancada cearense no valor de R$ 22,32 milhões. "Esse novo aporte de recursos resulta do forte apoio da nossa bancada no Congresso", diz o reitor.
Uma boa-nova na área literária. A Secretaria da Cultura do Estado já decidiu que a Bienal Internacional do Livro do Ceará vai acontecer em 2025. Com isso, fará o evento retomar seu roteiro, de fato, como uma bienal. E virá com muitos lançamentos inéditos.
Hoje, das 16h às 22h, no Centro Cultural Belchior (Praia de Iracema), acontece a Flice (Feira da Literatura Independente do Ceará). Na programação, venda de livros, novos lançamentos, palestras, oficinas e um sarau com vista para o mar.
O secretário da Proteção Animal, Célio Studart, comemora. Foi aprovado um projeto seu que obriga empresas de telefonia e concessionárias de energia e água a veicular, nas contas do consumidor, canais para denúncia de crimes de maus-tratos contra animais.
Secretário municipal da Infraestrutura, Samuel Dias, promete mais uma obra de drenagem para a Av. Heráclito Graça, que vira um mar durante as chuvas. Isso, porque concretaram e tacaram asfalto sobre o riacho Pajeú. Com a conivência dos prefeitos.
Para especialistas, no entanto, o prudente seria a Prefeitura não mais permitir a construção de prédios e outros empreendimentos na área e indenizar e derrubar quem sufoca o riacho. Com controle e recolhimento do lixo despejado pela cidade no Pajeú.
Até o dia 20, os profissionais da enfermagem de Maracanaú passarão a receber o piso nacional da categoria, segundo mensagem do prefeito Roberto Pessoa, enviada nesta semana à Câmara Municipal.
Sobe
Zé Gotinha, que ganhou destaque no Desfile do 7 de Setembro, em Brasília. Um reforço à necessidade da vacinação, a qualquer tempo e hora.
Desce
Tragédia no Rio Grande do Sul provocada por ciclone, que deixa mortos e desabrigados. É hora da solidariedade, a qualquer tempo e hora.
Horizontais
O superintendente do Instituto de Previdência do Município, Josué de Sousa Lima, recebe, dia 14, a Medalha Boticário Ferreira e a cidadania de Fortaleza. Às 19h, na Câmara Municipal, /// Que o STF siga o exemplo dos EUA, implacável contra quem invadiu o Congresso de lá. /// Clientela do Hospital São Carlos reclama da condução de lixo hospitalar e pacientes se misturando com visitantes em seus três elevadores. /// Só lembrando: "A Santa Casa de Fortaleza, de cofre apertado, precisa da sua misericórdia…"
Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.