Logo O POVO+
Camilo oficializa coordenadoria em defesa dos pets
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Camilo oficializa coordenadoria em defesa dos pets

Tipo Opinião

Já entrou em funcionamento, no âmbito da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará, a recém-criada Coordenadoria Estadual de Proteção Animal. O titular da Sema, Artur Bruno, informa que a primeira ação do organismo será a Semana Estadual de Proteção Animal, que ocorrerá de 29 de setembro a 6 de outubro. "Já está aberto um concurso de fotografia (www.sema.ce.gov.br) de animais silvestres e haverá, nesse período, um seminário, na Assembleia Legislativa, voltado para todos os municípios, com foco nas experiências com a política de proteção aos animais que está sendo tocada em Fortaleza e Sobral", diz. Bem, a expectativa é que tudo não fique no bom marketing que se pode obter da causa dos pets. Aliás, o titular dessa Coordenadoria Estadual já está escolhido: Marcel Girão, militante da causa e ambientalista que, em 2018, tentou ser eleito deputado estadual pelo extinto PPL, que acabou numa fusão com o PCdoB.

TODO GÁS

Fernando Franco foi reconduzido ao cargo de presidente da Agência Reguladora do Ceará (Arce). Ficará por mais quatro, com duas metas: fechar os marcos regulatórios do saneamento e da energia renovável no Estado.

NOVO DE NOVO

Tudo bem que o Dnit enfrenta a buraqueira das rodovias. Mas não precisava recapear pontos sem necessidade. É o caso do trecho da BR-116 que dá acesso aos retornos do posto da PRF (km 18). Já o trecho da BR de acesso ao Anel Viário do Eusébio é só buraco.

NOVOS RAIOS

A SSPDS vai passar para nova fase de implantação do Batalhão Raio. Depois de atender cidades com população acima de 50 mil habitantes, será a vez agora de municípios com população acima de 30 mil habitantes. A primeira beneficiada: Itarema.

Governador Camilo Santana
Governador Camilo Santana

DOSE FINANCEIRA

O governador Camilo Santana tem reunião hoje, em Brasília, com a bancada federal cearense. Hora de discutir emendas para a recém-lançada Plataforma de Modernização da Saúde. O secretário da Saúde, Dr. Cabeto, deve participar do encontro.

CAIXA S/A

Há um PDV em vigência na Caixa Econômica Federal e ainda paira sob a Instituição o estigma da privatização. Avisa Marcos Saraiva, dirigente sindical que hoje, em Brasília, discute com demais companheiros de banco ofensivas contra a medida.

DESAFIO

A CCJ do Senado vota hoje o relatório de Tasso Jereissati (PSDB) sobre a reforma da Previdência. O desafio é manter os benefícios concedidos pelo tucano em seu parecer. Entre eles, a garantia de um salário minimo para pensionistas.

CANTO DE SEREIAS

De observadores políticos: ao anunciar, há mais de um ano do pleito, apoio do PSC e do Avante, siglas sem tradição na política de Fortaleza, Capitão Wagner, pré-candidato ao Paço, corre sério risco de entrar numa barca furada. A política é dinâmica.

18

meses do assassinato de Marielle Franco e nada de vir à tona um mandante do crime. O que se fala é que há jogo político nessa história.

BÊNÇÃO OFICIAL

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, cumprirá agenda no Ceará no próximo sábado. Mais precisamente em Sobral, quando o deputado federal Leônidas Cristino, em convenção na Câmara Municipal, será eleito presidente municipal do partido.

PRESSÃO ALTA

Sobre decisão do Ministério de atualizar o Programa Agentes Comunitários de Saúde, o Sindifort, que representa a categoria em Fortaleza, está preocupado. Como vem da Era Bolsonaro, teme retrocessos. A entidade vai puxar um seminário sobre o tema.

SOBE

Tribunal de Contas do Estado e UFC, que fecharam uma parceria para atestar a qualidade da pavimentação asfáltica das estradas cearenses. Antes tarde...

DESCE

Exigência de folha corrida para jornalista cobrir evento do ministro Paulo Guedes, da Economia. Ainda bem que voltaram atrás nessa pataquada.

HORIZONTAIS

Em 12 dias, foram arrecadadas 5 toneladas de alimentos do projeto Academia da Vida, que acontece no RioMar Papicu, em favor do Lar Amigos de Jesus. O projeto, corrida na esteira com 1 km resultando em 1 kg de alimento doado, vai até 9 de novembro. /// Gal Costa vai se apresentar, com seu novo show "A Pele do Futuro", no Iate Clube. A partir das 22 horas do próximo dia 28. /// Só lembrando: "Quer dizer que lá na pasta da Economia alguém tem mais medo da caneta do que de espada?"

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?