Logo O POVO+
Docentes reagem: Cândido quer "caricaturar" a UFC
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Docentes reagem: Cândido quer "caricaturar" a UFC

Tipo Opinião

A decisão do reitor da UFC, Cândido Albuquerque, de criar um núcleo para modernizar a Instituição causou "estranheza" à diretoria da Associação dos Docentes (Adufc Sindicato). Em nota enviada a este colunista, a entidade rebate a tese de que há setores ainda no "tempo da máquina de escrever". Diz a nota: "As falas de Cândido Albuquerque são absurdas, levando-nos até a, ironicamente, nos perguntarmos: ele realmente trabalha na UFC e se, até alguns dias atrás, foi mesmo diretor da Faculdade de Direito? Claro que sistemas sempre podem ser melhorados, mas a UFC não está no tempo da máquina de escrever, nem nos anos de chumbo de 1970, embora seja esse o objetivo do governo que nomeou Cândido Albuquerque." Para a Adufc, falas são uma "estratégia de caricaturar a universidade, atribuindo-lhe uma falsa imagem de atraso e desordem para, depois se apresentar como o salvador, o herói da ordem e do progresso." Diz mais: "Falas como essas só comprovam perante a sociedade o bom senso da comunidade universitária, que não escolheu Cândido como reitor. Além dos ataques de fora, com os cortes orçamentários criminosos, a instituição agora passará a ser atacada por dentro (...). quando precisa de respeito e recomposição de orçamento, não de falsos salvadores", conclui a entidade.

Deputada federal Sâmia Bonfim (PSol-SP) vem a Fortaleza para debate
Deputada federal Sâmia Bonfim (PSol-SP) vem a Fortaleza para debate

LÁ VEM O (P)SOL

Sâmia Bonfim (SP), vice-líder do Psol na Câmara, cumpre agenda hoje, em Fortaleza. Às 13h, na Adufc, fala pela Frente pró-Legalização do Aborto. Às 19h, debate o tema Educação, na sede da sigla, com Ailton Lopes, Ari Areia, Anna Karina e Renato Roseno.

FRENTE AMPLA

Falando em Psol, cresce, cada vez mais, o nome do deputado estadual Renato Roseno como pré-candidato a prefeito de Fortaleza. Principalmente depois que o PT da Capital decidiu que vai também para a briga em 2020.

GRITO DAS RUAS

A Rede Calle, que promove políticas públicas pró-moradores de rua na América Latina, visita hoje casas do Pequeno Nazareno. Vai conhecer o projeto em clima de intercâmbio. O Pequeno Nazareno é uma Organização da Social Civil sem fins lucrativos.

Izabel Colares, economista
Izabel Colares, economista

FIADO, NEM AMANHÃ

Você saber controlar ou fazer seu orçamento doméstico? Pois amanhã, das 14 às 18 horas, no Shopping Benfica, a presidente do Conselho Regional de Economia, Izabel Colares, falará sobre o tema. Tudo gratuitamente. Cá pra nós: vai lotar!

9

por cento é a estimativa de crescimento de produção a ser fechada neste ano pela indústria automotiva do País. Dados da Anfavea, o que dá 3,14 milhões de carros.

DIA DAS CRIANÇAS

A Defensoria-Pública Geral do Ceará iniciou a campanha "Minha Vez de Brincar". O objetivo é arrecadar, em seus núcleos, brinquedos e material esportivo que serão entregues às crianças e adolescentes que vivem nos 19 abrigos de Fortaleza.

I LOVE MADRID

O secretário estadual do Turismo, Arialdo Pinho, acertou, com a Air Europa, o lançamento do voo Fortaleza-Madrid, que começa em dezembro, para operadores e agências espanholas. Será dia 3 de setembro, no Westin Palace Madrid.

I LOVE IRACEMA

A Secretaria do Turismo de Fortaleza montou espaço na Casa Cor 2019 e apresentará, aos sábados, o projeto Pôr do Sol de Iracema. É aquele que ocorre nos fins de tarde de domingo, na área do Mercado dos Peixes, com piano de Felipe Adjafre.

QUEIMANDO FAIXA

A sinalização horizontal da avenida Leste Oeste, no trecho entre a Igreja de Santa Edwiges e a Escola de Aprendizes Marinheiros, precisa ser renovada com urgência.

PORTA ABERTA

Heitor Freire, presidente regional do PSL, esclarece: outdoors ainda espalhados por Fortaleza dizem respeito à recente campanha de filiações da sigla. Mas, indagado se pensa em disputar na Capital em 2020, reagiu: "Neste momento, não!"

SOBE

10 anos da Rede Cuca de Fortaleza, um programa voltado para a juventude e que foi implantado nas duas gestões de Luizianne Lins (PT).

DESCE

10 anos da Rede Cuca de Fortaleza, que, na gestão atual, mesmo com a conclusão de duas unidades, não expandiu como prometido.

HORIZONTAIS

Que a Prefeitura fique atenta: a nova pavimentação da Avenida Duque de Caixas está deixando as bocas de lobo da Cagece como verdadeiras cacimbas. Desnível absurdo. /// Falando em Defensoria-Pública Geral, já retomou atividades, após férias no eixo Alemanha-Croácia, a titular do órgão, Mariana Lobo. /// A cearense DCDN, revendedor oficial da Cummins, participará, até amanhã, da Feira Tecnológica Automotiva do Nordeste. Em Olinda (PE). /// Só lembrando: "E aí, já sacou o dinheirinho do FGTS?"

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?