Logo O POVO+
Um impasse que pode prejudicar a saúde
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Um impasse que pode prejudicar a saúde

Tipo Análise

A divergência estabelecida entre os deputados federais sobre a destinação das emendas parlamentares para projetos no Estado pode causar um enorme prejuízo aos projetos definidos pelo Governo na área da saúde. O impasse criado na última reunião foi comunicado ao governador Camilo Santana (PT), e o impacto direto compromete parte da recém-lançada Plataforma de Modernização da Saúde. Na lista dos prejudicados, estariam a construção de 22 UTIs, no interior; a construção do Hospital Universitário da Faculdade de Medicina, na Uece; a conclusão da expansão da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand e o projeto de construção de 40 novos leitos do Hospital Universitário Walter Cantídio, da UFC. Em recente reunião com a bancada, em Brasília, Camilo Santana e o secretário estadual da Saúde, Dr. Cabeto, apresentaram o projeto e defenderam os investimentos com os recursos das emendas dos senhores parlamentares. Ele espera um diagnóstico positivo.

Pelo social

O vereador Benigno Júnior (PSD vai dar entrada, na Câmara Municipal, num projeto de lei isentando do pagamento do IPTU clubes sociais da orla à periferia. A contrapartida: que esses clubes abram espaços para a comunidade.

Fora da nota?

O programa Contribuinte Pai d'Égua", da Sefaz, que premiará empresas em dia com seus impostos, vai ser sancionado nos próximos dias por Camilo Santana. Falando nisso, o Sua Nota Vale Dinheiro, que premiava contribuinte que juntava nota fiscal, morreu mesmo?

Carta Cidadã

Mauro Benevides
Mauro Benevides

O ex-senador Mauro Benevides, que foi vice na Assembléia Nacional Constituinte, será o principal orador, na próxima segunda-feira, às 11 horas, durante sessão solene na Câmara dos Deputados. Evento comemora 31 anos da Carta Magna.

 

...Festa do Sol

Neste mês, a Prefeitura vai iniciar obras de drenagem e pavimentação no bairro Presidente Vargas. Segundo o secretário municipal de Governo, Samuel Dias, com um detalhe: será usado piso intertravado, mesmo adotado na Nova Beira Mar.

Tranca-rua

Os motoristas que circulam pela Avenida Francisco Sá já constataram: em 3,5 km, deu pra contar 17 semáforos. Alô, AMC, sincronização, conhecida como onda verde, poderia ser a solução nesse pedaço.

Dever de classe

O presidente do Sindicato Apeoc, Anízio Melo, bate o fio. Valeu a divulgação de ato de protesto, previamente marcado para 16 de outubro. "O governador nos convocou para reunião segunda-feira, onde vamos tratar das pendências."

Dias melhores

O Cantinho do Frango será palco amanhã, a partir das 17h, de um show em benefício do cantor e poeta Marcus Dias. O artista sofreu um AVC. Vários artistas locais se revezarão neste ato de solidariedade.

Monge das letras

O ex-governador Gonzaga Mota encampou uma campanha que arrecada livros para ajudar a montar bibliotecas em escolas públicas. Ele, inclusive, dá palestra para alunos. Avisa logo: sem intenções políticas, pois afastado da vida partidária.

Shhhhh….

A assessoria do ministro Ricardo Lewandowski (STF) orientou, bem antes da coletiva que ele daria antes da palestra na Assembleia: nada de perguntas sobre a Lava Jato.

Esses moços…

O Programa Superação, do governo estadual, já aprovado pela Assembleia e que congrega várias secretarias, promete criar oportunidades para jovens - de 15 a 29 anos. Ou seja, cativar segmento hoje na mira das facções criminosos.

Sobe

VetMóvel, da Prefeitura de Fortaleza, que já realizou cinco mil castrações de cães e gatos de famílias de baixa renda.

Desce

 CGD,que deixou três policiais acusados do crime do mascote Tutuba, do Ferrão, curtir apenas dois dias de xilindró.

Horizontais

O Movimento pela Vida e Contra a Violência (Movida) promove hoje, a partir das 16 horas, sua tradicional Marcha pela Vida e Contra o Aborto. Com ato em frente ao Ideal Clube./// Acontece hoje, a partir das 8 horas, a I Regata Vila do Mar, no Pirambu. Com largada da Praia dos Pocinhos, realização da Habitafor. /// Há queixas contra a Casa do Cidadão que opera na Assembleia Legislativa. Atendimento precário. /// Só lembrando: "E aí, Lula, a burguesia fede, mas tem dinheiro pra comprar perfume francês?"

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?