Logo O POVO+
Enel Ceará vira alvo de queixas junto à Aneel
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Enel Ceará vira alvo de queixas junto à Aneel

Tipo Análise

A Enel Distribuição foi alvo de muitas queixas por parte da clientela cearense em 2019. Quem aponta são relatórios elaborados pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Ceará (Arce). Falhas ou atrasos em serviços, problemas na distribuição de energia e, principalmente, o caso da duplicidade de contas apareceram entre ingredientes de um bolo de reclamações que fizeram com que o presidente da Arce, Hélio Winston, adotasse uma medida: ele esteve em Brasília, na última semana, e conversou com o presidente da Aneel, André Pepitone. Alertou sobre os "péssimos índices de qualidade" da Enel no ano passado. A Arce, bom lembrar, tem a competência de fiscalizar também o serviço de energia. Já a Enel garante que investiu na modernização de sua área comercial e que o caso de duplicidade de contas foi superado. Adianta que ainda aplicou, ano passado, R$ 521 milhões em conexões de novos clientes, bem como na digitalização da rede de distribuição. Essa multinacional italiana detém também concessão de energia no Rio, Goiás e São Paulo. É por essas e outras, quem sabe, que muitos torcem o nariz quando o mote é privatização também da Cagece.

Curto-circuito

Vale destacar que anualmente, e sempre no mês de abril, a Enel Ceará detém o direito contratual de reajustar ou não a conta de luz. Isso uma herança da Era Lula que, em discursos eleitorais, sempre adotava postura contrária a privatizações.

Ascensão

O Governo do Estado concluiu a proposta de implementação de ascensão funcional que atenderá cerca de 8 mil servidores públicos da área da saúde. Os secretários Dr. Cabeto (Sesa) e Flávio Jucá (Seplag) tocaram o estudo, que foi aprovado pelo Comitê de Gestão por Resultados e Gestão Fiscal (COGERF).

Funcional

Há um ano à frente da pasta da Saúde, Dr. Cabeto destaca que esse será um ganho importante para a categoria. O anúncio oficial do benefício será feito pelo governador Camilo Santana após seu retorno das férias, na Europa.

Lição de economia

Um projeto de lei do deputado federal Idilvan Alencar quer o Executivo criando cadernetas de poupança para alunos de baixa renda de escolas públicas regulares, a serem resgatadas na conclusão do ensino médio. Já entrou nas prioridades da Câmara para fevereiro.

Turismo & Negócios

Para dar um upgrade na Companhia de Desenvolvimento do Ceará, ligada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, o governo estuda tirar um equipamentos da Setur e colocá-lo sob seu mando. O Centro de Turismo é um deles.

Jaleco comunitário

O Programa de Pós-Graduação em Medicina Translacional, do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da UFC, vai inscrever, de 27 deste mês a 7 de fevereiro, para cursos de mestrado e doutorado. São 30 vagas (http://bit.ly/30M6lnK).

Merenda extra

Logo que a Câmara Municipal retome atividades, o vereador Guilherme Sampaio (PT) fará articulações pró-aprovação do seu projeto de lei que autoriza a distribuição de alimentação escolar aos alunos da rede pública municipal durante as férias. Quer a lei valendo em julho.

Cardápio...

O prefeito Roberto Cláudio começou a viver, na prática, o que o governador Camilo Santana (PT) já sofre com seus aliados e prefeitos: acomodar tantos matizes e interesses eleitorais distintos. Uma certeza: a ceia pode ser larga, mas resultará também em muitos Cristos.

… de apetites

Roberto Cláudio e Antonio Henrique, o presidente da Câmara Municipal, avaliam que poderão montar de oito a 10 chapas no quesito cargos proporcionais. Aliás, RC tem o apoio de 37 dos 43 vereadores. Vez em quando até de Plácido Filho (PSDB).

Atemporais

Longe dos modismos que têm marcado o show business, Alceu Valença e Zé Ramalho continuam com público e renovado. Os ingressos para a apresentação deles no I Music, no Iguatemi, dia 1º, se esgotaram logo. E mesmo com a oferta tendo sido ampliada.

SOBE

BNB, que colhe frutos da repercussão da revista inglesa The Bunker, pois destacado como banco brasileiro de melhor desempenho em 2019.

DESCE

Vila Vicentina, que continua aguardando definições sobre processo de tombamento. Essa demora só agrada à turma da especulação imobiliária.

HORIZONTAIS

O Teatro do Centro Cultural Dorian Sampaio será palco do I Concurso de Beleza Mister Maracanaú. Dia 1º de fevereiro, a partir das 18 horas. /// Melim, sensação musical do momento, fará show de encerramento da temporada das férias do Beach Park. No dia 8 de fevereiro. /// Em Caucaia, o IPTU agora pode ser pago em até oito parcelas. Antes, só era em seis. /// A folha de pagamento dos servidores da Prefeitura de Juazeiro passa, a partir de fevereiro, a ser gerida pelo Bradesco. /// Só lembrando: "Oh, Deus, eu pedi pra chover, mas chover de mansinho!"

 

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?