Logo O POVO+
Fortaleza sob risco de epidemia de dengue
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Fortaleza sob risco de epidemia de dengue

Tipo Opinião

Fortaleza vive hoje uma situação de "risco moderado a alto" em se tratando de casos de dengue e chikungunya por conta da quadra chuvosa. Quem alerta é a secretária municipal da Saúde, Joana Maciel. Ela explica que, como houve epidemia de dengue em 2019 no Centro-Oeste e Sudeste - com mais de dois milhões de casos confirmados -, "geralmente as demais regiões acabam afetadas no ano seguinte". A preocupação da secretária é, principalmente, com a dengue tipo 2, que não se registra no Estado há 12 anos. Além de campanhas de orientação e ações preventivas, a SMS, de acordo com Joana Maciel, vem reunindo, semanalmente, o Comitê Permanente Intersetorial de Combate às Arboviroses, e monitorando o quadro. Mas ela insiste: 'é fundamental apoio e adesão da população na luta contra o mosquito Aedes aegypti".

Protagonismo

Em meio a polêmicas da reestruturação salarial do pessoal da segurança, o que se viu ontem nos bastidores do protesto e da Assembleia foi briguinha pelo protagonismo da luta. Segurança, sem dúvida, continua com bom peso eleitoral.

Fogo amigo

Enquanto o governo estadual busca acordo com a PM para evitar greve, por exemplo, o deputado estadual Tin Gomes ocupava a tribuna da Assembleia ontem para dizer que a tropa queria fazer politicagem. Quem tem Tin na base aliada precisa de inimigo?.

Em retirada

Deputado estadual Soldado Noélio (Pros), apontado como um dos puxadores da manifestação de PMs, fez pronunciamento da tribuna. Mas, na hora do contraditório com o líder do governo, retirou-se do plenário para dar entrevista.

 

Posse de peso
Posse de Patriolino Dias na presidência do Sinduscon
Posse de Patriolino Dias na presidência do Sinduscon

Bastante concorrida a posse de Patriolino Dias de Souza na presidência do Sinduscon/CE. Na solenidade, ontem à noite na Fiec, empresários, parlamentares e representantes de Executivo e Judiciário.

Efeito Andrea

Surtiu efeito cobrança desta coluna. A Secretaria Municipal da Infraestrutura apresenta hoje ao MPCE balanço do que acatou de recomendações contra tragédias como a do Edifício Andrea, que deixou nove mortos.

Carga pesada

Sindicato dos Servidores do IFCE alerta: novas alíquotas previdenciárias pesaram. Há casos em que a tesoura chega a mais de R$ 700. A entidade fará assembleia dia 14 para decidir adesão à greve geral nacional de 18 de março.

Seduc

Várias escolas estaduais como a Paulo Benevides (Messejana) não conseguiram absorver tantos alunos que procuraram matrícula neste ano. Entre motivos da procura, mensalidades caras na rede privada, mas, também, a melhora na qualidade do ensino da rede pública.

Seduc 2

Falando em Seduc, a rede estadual contava com 423 mil alunos estudando em 2019. Até segunda, só voltaram às aulas 399 mil estudantes. Atrasos na volta ao ensino ocorrem em escolas do Interior. A Seduc, no entanto, não divulga motivos nem localidades afetadas.

Sinal amarelo

O senador Prisco Bezerra (PDT) conversa hoje, em seu escritório de Fortaleza, com membros do Sindicato das Autoescolas. Há projeto da senadora Kátia Abreu, colega dele de partido, querendo acabar com a obrigatoriedade de aulas nesses estabelecimentos.

Cenários

André Figueiredo, líder do PDT na Câmara, deu entrada em decretos legislativos pedindo a sustação da mensagem do Planalto que abre para a privatização da Dataprev e do Serpro. Por aqui, o governo, apoiado pelo PDT, abre para PPPs e concessões.

Sobe

PDT de Fortaleza, que virou guarda-chuva para candidatos a vereador. O apoio do prefeito ajuda. E a sigla ainda terá candidato ao Paço.

Desce

PP de Fortaleza, que enfrenta dificuldades para montar sua chapa de vereadores. Ficou até sem uma secretaria nesse processo.

Horizontais

O Grupo Dona Zefinha, de Itapipoca, é atração hoje, às 18 horas, no Teatro Carlos Câmara (antiga Emcetur). Entrada franca. /// A Secult/CE abre hoje, às 18 horas, na Praça do Ferreira, o Ciclo Carnavalesco 2020, que traz como tema "O Encontro de Calungueiras". /// O Viramar Shopping, com inauguração em breve em Pacajus, será apresentado amanhã, às 9 horas, para empresários, autoridades e imprensa. /// Só lembrando: "Em ano eleitoral, a melhor solução para impasses é sempre o diálogo."

 

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?