Logo O POVO+
Carnaval, hotéis, apreensão e tropas federais
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Carnaval, hotéis, apreensão e tropas federais

Tipo Opinião

A rede hoteleira cearense deve chegar a 85% de taxa de ocupação no Carnaval. A informação é do presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-CE), Eliseu Barros, Adiantou que esse percentual abre a certeza de que o segmento deve registrar de 10 a 11 por cento de incremento em relação a igual período de 2019, que anotou uma taxa na faixa dos 75%. Eliseu adianta que esse otimismo tem uma explicação: pacotes turísticos fechados com antecipação. Além de Fortaleza, há boa movimentação em hotéis de praias da Região Metropolitana, no Cariri e em Jericoacoara. Os turistas que aqui chegam para a folia são oriundos do Nordeste, mas há grupos principalmente do interior de São Paulo desembarcando pelo Pinto Martins. Detalhe: muitos expondo preocupação com o impasse entre PMs e Governo. Já em suas redes sociais, Camilo Santana informou que pediu apoio de tropas federais para conter o motim.

Alerta!

Da tribuna da Assembleia, ontem, o deputado Salmito Filho (PDT) fez veemente defesa do Governo no caso dos PMs. Não, não falou como pré-candidato, mas com a responsabilidade de quem alerta para a gravidade de um movimento que faz da população um refém.

De cabo…

Além de CPI para investigar associações de PMs, havia entre os parlamentares da base aliada do Governo, ontem, na Assembleia, um apelo: que cúpulas dessas entidades renunciassem, pois perderam a confiança do Abolição para a negociação.

… a rabo

Em meio a essa crise entre Governo e PMs, um dado: os atuais comandantes das corporações militares (PMs e Bombeiros) perderam o fôlego com a tropa. O governador Camilo Santana vai ter que oxigenar as cúpulas, apregoavam aliados políticos.

Futuro presidente do CIC, Marcos Soares, ao lado do presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante
Foto: DIVULGAÇÃO
Futuro presidente do CIC, Marcos Soares, ao lado do presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante

CIC 2020

Marcos Soares, hoje presidente do Sindicato da Indústria Química do Estado e diretor de Comércio Exterior da Fiec, será eleito, em abril, presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC). Vai entrar no lugar de André Siqueira. Em clima de chapa única.

Andanças

Antes de deixar o comando do CIC, André Siqueira levará grupo de empresários para o eixo Finlândia-Estônia. Hora de conhecer inovações tecnológicas na área de serviços tocadas por esses dois países. Ontem, Siqueira fez contatos nas embaixadas, em Brasília.

Conexão Repórter

O jornalista Roberto Cabrini (SBT) lança hoje, às 20 horas, na Livraria Leitura, no Shopping RioMar Papicu, seu mais recente livro "No rastro da Notícia". Cabrini participa em Fortaleza, nesta semana, de várias conversas e visitas a instituições e entidades.

Irmão Dulce dos Pobres

O arcebispo de Fortaleza, dom José Antônio, lançará, às 9 horas do próximo dia 26, em coletiva no Centro Pastoral Maria Mãe da Igreja, a Campanha da Fraternidade 2020. O tema remete à Irmã Dulce dos Pobres - "Fraternidade e Vida: dom e compromisso".

Folia sem traumas

A PRF inicia amanhã a Operação Carnaval nas rodovias contando com um parceiro: a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia no Ceará, que fará a campanha Carnaval Sem Traumas, com 10 orientações. Uma delas: Se beber, não dirija.

Pelo IPM

A mansão de Edemar Cid Ferreira, ex-dono do Banco Santos, foi arrematada nesta semana por R$ 27,5 milhões. Será que viria algo dessa grana para o Instituto de Previdência do Município (IPM), que sofreu baque desse banco durante a gestão Juraci Magalhães?

Pelo IPM 2

Nessa época, a então presidente do IPM, Rose Mary Maciel, resolveu aplicar o dinheiro da previdência municipal nesse banco, que acabou falindo em 2004 e foi liquidado em 2005. Em 2011, o então presidente do IPM, Mário Mamede, conseguiu recuperar R$ 17 milhões.

Sobe

Chuvas, que estão se registrando em todas as regiões do Estado. Algumas cidades superando 100 milímetros.Obaa!

Desce

Grandes açudes como o Castanhão que, mesmo neste tempo de boas chuvas, continuam pegando pouca carga. Alô, São Pedro!

Horizontais

Professores das rede de ensino de Fortaleza e do Estado sinalizam paralisação para esta quinta-feira. Contra medidas de desmonte da Educação tomadas pelo governo Bolsonaro. ///A Uece inscreve, a partir de hoje, para seleção pública para professor substituto e professor temporário. Pelo site da Instituição, até dia 5 de março. São 163 vagas. /// Só lembrando: "Greve de polícia em clima de Carnaval?! Alguém quer fazer folia com a cara do contribuinte."

 

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?