Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

NOTÍCIA

Antigo IPPOO vai se transformar em área de lazer

Quem passa pela avenida Bernardo Manuel, no bairro Itaperi, em Fortaleza, depara-se com as ruínas do antigo Instituto Penal Olavo Oliveira (IPPOO), um dos mais conhecidos do Estado, por ter abrigado milhares de criminosos ao longo da história. Hoje, desativado, é usado como depósito de carros velhos e de muita sujeira. Após ouvir reclamações dos moradores, Camilo Santana determinou a demolição do velho IPPOO para dar lugar a uma enorme área de lazer e convivência para a comunidade. No local, de 26 mil m², será construída uma ampla praça, com brinquedos para crianças, academia de ginástica, areninha, quadra de vôlei, área de cooper, além de quiosques. Os veículos velhos já começaram a ser retirados e o projeto está sendo finalizado. Licitação começa em breve. Sem dúvida, eis boa-nova para moradores de bairros como Itaperi, Maraponga, Mondubim, Passaré e tantos outros que convivem com as ruínas e as tristes memórias daquele que já foi um dos principais presídios do Ceará.

Batendo o ponto

Um grupo de empresários, tendo à frente o ex-presidente da Fiec, Beto Studart, vai participar do ato do próximo dia 15, na Praça Portugal. Bolsonaristas afirmam que é para protestar contra o Congresso e o STF. Beto garante que é em favor do Brasil.

Saldo em alta

O presidente do BNB, Romildo Rolim, ganhou elogios de Carlos da Costa, o secretário da Produtividade e Emprego do Ministério da Economia, que aqui papeou com o empresariado na Fiec, na última sexta-feira. Pelo trabalho técnico e que motiva a economia regional.

No páreo

Surgiu mais um nome de olho na Prefeitura de Caucaia. A vereadora Natércia Campos, ex-presidente da Câmara Municipal e ex-aliada do prefeito Naumi Amorim (PSD). No fim de semana, ela até trocou o MDB pelo PP com esse objetivo.

Deputado Federal Idilvan Alencar  (PDT)
Foto: Jailson Sam/Câmara dos Deputados
Deputado Federal Idilvan Alencar (PDT)

Novo Fundeb

Todas as atenções voltadas hoje, às 15 horas, para votação da PEC do Novo Fundeb, na Comissão de Educação da Câmara. Prevê elevar de R$ 15 bi para R$ 30 bi essa verba que segura o ensino e ajuda a pagar professores. Idilvan Alencar (PDT) é o vice da comissão.

Nota 10

No Encontro Anual Educação Já 2020, aberto ontem, em Brasília, Olavo Nogueira Filho, diretor de Políticas Educacionais da ONG Todos pela Educação, promotora do evento, incluiu como ponto positivo em 2019 a replicação do programa de alfabetização cearense no ES, PR, PE, SE e AP.

Dragão à deriva?

O Centro Dragão do Mar era só abandono no fim de semana, Exposição fechada, pouco movimento e escadarias numa sujeira só. Sem falar o mau cheiro em todos os sentidos. A propósito: cadê a reforma do equipamento, anunciada no fim de 2019?

Estação das Artes

O terreno que fica às margens da avenida Leste-Oeste, altura da Santa Casa e do Centro de Turismo, servirá de fato para um estacionamento. Mas, segundo o titular da Secult/CE, Fabiano Piúba, para atender à futura Estação das Artes.

Neurociência e...

A Uece inscreve para seu mais novo curso de especialização: Neurociência e Educação, voltado para professores da educação infantil, ensino fundamental, médio e superior. A Coordenação de Ensino Lato Sensu, no Campus Itaperi, faz o atendimento.

Ufa!

O setor hoteleiro promove campanhas de prevenção sobre o novo coronavírus. Segundo o presidente da ABIH nacional, Manuel Cardoso, a ordem é evitar pânico e maiores impactos para o turismo. "Até agora, a rede não tem sentido tanta retração", diz ele.

No aguardo

Secretário Nacional da Segurança Pública, o general Theophilo afirma esperar acenos do governo Camilo para inclusão de Maracanaú ou Caucaia na nova etapa do Projeto Em Frente Brasil". Essa ação ocorre em cidades violentas, com viés policial e social.

Sobe

Igreja Presbiteriana do Brasil, que comemora 160 anos. Hoje, às 19 horas, tem sessão solene na Câmara Municipal. Puxada pelo vereador Gardel Rolim.

Desce

Economia mundial, com coronavírus e oscilações do preço do petróleo, estremecida. Eita globalização, vez em quando, perversa.

Horizontais

O IFCE Fortaleza inscreve, até dia 15, para seu curso Pré-Enem. São 40 vagas para quem concluiu o ensino médio em escola pública ou está concluindo o 3º ano em escola pública. /// Hoje, na sessão de votação da PEC do Novo Fundeb, na Câmara, o presidente do Sindicato Apeoc, Anízio Melo, ali estará como convidado da relatora, a deputada Dorinha Seabra (DEM-TO). /// Só lembrando: "O momento não é de levantar muros, mas de construir pontes" (atriz Regina Casé).

 

Essa notícia foi relevante pra você?
Logo O POVO Mais