Logo O POVO+
Coronavírus - Baque no turismo nacional beira os 75%
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Coronavírus - Baque no turismo nacional beira os 75%

Tipo Opinião
Ciclofaixa de Lazer - Ciclistas na Avenida Professor Gomes de Matos no Montese.  (Foto: Evilázio Bezerra, em 24/09/2018)
Foto: Evilázio Bezerra, em 24/09/2018 Ciclofaixa de Lazer - Ciclistas na Avenida Professor Gomes de Matos no Montese.

O setor turístico brasileiro já registra um baque da ordem de 75% por causa do novo coronavírus. É o que revela o cearense Lucas Fiuza, coordenador-geral de Atração de Investimentos do Ministério do Turismo, reconhecendo que esse número pode até ser maior, pois há uma constante atualização dos dados. Da parte do ministério, ele diz que há uma campanha, com apoio das agências de viagem, para evitar que os pacotes turísticos sejam cancelados. "O nosso esforço é para que esses pacotes sejam remarcados, o que pode amenizar o impacto da crise do coronavírus", diz ele, observando que as empresas aéreas estão reduzindo oferta e buscando se adaptar ao cenário. Lucas admite que o quadro é grave, mas ressalta que a ordem deve e precisa ser a de evitar "histeria". Por falar nisso, essa foi a mesma expressão usada por Bolsonaro que, num primeiro momento, chegou a avaliar como fantasia a pandemia do novo coronavírus. Outra: voos internacionais estão sendo cancelados e voos domésticos devem sofrer redução. Agora, quem sabe, é esperar que, neste Dia de São José, reaja mais, lá de Brasília, São Paulo (Guedes).

Origem animal

O Laboratório de Ensaios para Análise de Água e Alimentos, do Núcleo de Tecnologia do Ceará (Nutec), já está credenciado pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adagri) para realizar análises laboratoriais de produtos de origem animal. É coisa nossa.

Rende vidas

Quem declara o Imposto de Renda pode transformar esse gesto em solidariedade. Através de uma destinação, o contribuinte pode designar até 3% do valor devido para a Associação Peter Pan e ajudar a concluir seu hospital de tratamento do câncer infantojuvenil.

Sem atacados

Há redes de supermercados de Fortaleza liberando o pessoal da área comercial. Trabalho mesmo só via Whatsapp ou por telefone. Tudo dentro da estratégia de luta contra a pandemia do novo coronavírus. O Grupo Cometa é um deles.

Médico da Família

A Rede Municipal de Saúde vai contar com o reforço de 100 novos médicos do Programa Médico Família Fortaleza nos postos de saúde. A iniciativa, uma parceria com o Governo do Estado, entra em cena entre fim deste mês e o começo de março.

Bike & Bola

Como medida de prevenção ao novo coronavírus, o prefeito Roberto Cláudio decidiu suspender a Ciclofaixa de Lazer a partir do próximo domingo. Nesse campo também estão suspensas as atividades do Projeto Atleta Cidadão em todas as Areninhas.

08002751475

agora é o número que a Secretaria da Saúde do Ceará disponibiliza com informações e tira-dúvidas sobre o novo coronavírus.

Alíquotas

O Ceará arrecadou só de ICMS, no último quadrimestre de 2019, o total de R$ 4 bilhões, o que corresponde a 46% da arrecadação geral do Estado, informa a Sefaz. Nesse bolo, pesam as alíquotas sobre contas de luz (27%) e telefonia (30%). Água, sem alíquota.

Dose dupla

O Super Frangolândia vai abrir mais duas filiais, neste semestre, em Fortaleza: Avenida Godofredo Maciel (Maraponga) e Avenida Miguel Dias (Guararapes). "E planejamos mais um Mega Atacadista", avisa o diretor comercial do grupo, Vitor Rufino.

Trono do Padim

Em Juazeiro do Norte, o Podemos vai disputar a prefeitura com o vereador Glêdson Oliveira, que ameaçou deixar a sigla quando convidado para sair vice em bloco partidário puxado pelo PSD de Domingos Filho. Agora ele buscará aliança com o Pros e o PSDB.

Baixa na munição

O PSC fechou apoio ao deputado federal Capitão Wagner, pré-candidato a prefeito pelo Pros, mas há setores locais da sigla relutando. Principalmente depois do caso dos PMs amotinados, onde o Capitão, em termos de influência, teria baixado patente.

SOBE - Meios eletrônicos, que viraram arma do bem e de serviços para órgãos e entidades nesta luta contra o novo coronavírus.

DESCE - Municípios que ainda não entregaram o Plano de Contingência contra o Novo Coronavírus ao MP do Ceará. Ora, ora.

HORIZONTAIS - Nada de novos editais do Projeto São José IV. A festa organizada pela SDA, neste dia do santo padroeiro do Ceará, está cancelada por causa do novo coronavírus. /// Gente da Abrasel-CE estima queda pra mais de 70 % no movimento de bares e restaurantes. A ordem é escapar do novo coronavírus por meio do delivery. /// Plácido Rios, ex-procurador-geral de Justiça, assumiu como diretor da Escola Superior do Ministério Público do Ceará. /// Só lembrando: "Apesar do novo coronavírus… Viva São Josééé´!!"

 

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?