Logo O POVO+
Ceará lidera ranking da transparência sobre pandemia no País
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Ceará lidera ranking da transparência sobre pandemia no País

O ranking é divulgado pela Open Knowledge Brasil (OKBR). O indicador analisa a qualidade da apresentação dos dados sobre a situação epidemiológica da pandemia
Tipo Notícia
Camilo Santana (Foto: ARQUIVO)
Foto: ARQUIVO Camilo Santana

O estado do Ceará continua em primeiro lugar no Índice de Transparência da Covid-19, de acordo com ranking divulgado pela Open Knowledge Brasil (OKBR). O indicador analisa a qualidade da apresentação dos dados sobre a situação epidemiológica da pandemia do novo coronavírus no Brasil.

O IntegraSUS, plataforma de transparência da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), foi a ferramenta avaliada pela OKBR. Em uma semana, o Estado avançou 35 pontos (9 a 16 de abril). Agora, o Ceará soma a pontuação 95, considerada nível alto.

O levantamento analisa conteúdo, formato e nível de detalhamento das informações disponibilizadas pelos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. “A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa-CE) disponibilizou os microdados (dados abertos e ainda mais detalhados, caso a caso), o que levou o estado ao primeiro lugar do ranking”, diz o boletim de transparência.

A organização também avaliou como positivo a construção de uma API (Interface de Programação de Aplicativos, em tradução livre) para o IntegraSUS, o que permite informações disponíveis e integradas de forma automática em outros sistemas.

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?