Logo O POVO+
"Gabinete do ódio" mira grupo de Ciro Gomes, segundo o Estadão
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

"Gabinete do ódio" mira grupo de Ciro Gomes, segundo o Estadão

Grupo ideológico do Planalto, alvo de inquérito no Supremo, conta com ‘filiais’ nos Estados Grupo ideológico do Planalto, alvo de inquérito no Supremo, conta com ‘filiais’ nos Estados
Tipo Notícia
Deputado estadual Delegado Cavalcante (Foto: Mauri Melo/O POVO). (Foto: MAURI MELO/O POVO)
Foto: MAURI MELO/O POVO Deputado estadual Delegado Cavalcante (Foto: Mauri Melo/O POVO).

O jornal Estadão deste domingo traz reportagem sobre o “Gabinete do ódio”, aquele que estaria instalado no Palácio do Planalto para espalhar fake news contra adversários do Planalto. Aponta que existem células dessa estratégia em estados como o Ceará, Paraná, Minas Gerais e São Paulo. Numa espécie de franquia, cada núcleo regional conta com assessores lotados em gabinetes da Câmara dos Deputados e em Assembleias Legislativas para movimentar páginas de disseminação de fake news e linchamentos virtuais de adversários de Bolsonaro.

Aponta ainda a reportagem um dos núcleos mais estruturados, o “Endireita Fortaleza”, que teria amigos até na assessoria especial do presidente Jair Bolsonaro, no terceiro andar do Planalto. A célula não foi alvo da operação da Polícia Federal na quarta-feira passada.

Diz a reportagem do Estadão que o fundador do “Endireita Fortaleza”, o cearense Guilherme Julian, trabalha no gabinete do deputado federal Hélio Lopes (PSL-RJ), o Hélio Negão, e tem cargo comissionado com remuneração mensal de R$ 6,1 mil. Fiel escudeiro de Bolsonaro, o parlamentar ainda emprega o cearense Henrique Rocha, colega de Julian na mesma célula. Na movimentação de páginas e grupos de ataques a líderes regionais, Julian e Rocha atuam em parceria com assessores lotados em gabinetes da Assembleia. Cely Duarte e Manuela Melo trabalham para o deputado estadual Delegado Cavalcante (PSL). Já o parlamentar explica que eles dão assessoramento.

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?