Eliziane Colares é publicitária e diretora da Advance Comunicação
Eliziane Colares é publicitária e diretora da Advance Comunicação
Fiquei feliz quando vi o vídeo de Ciro Gomes falando sobre a crise climática e declarando que passou esses dias sem comer carne de animais. Contudo, chama atenção o comentário de que, antes de ser apresentado à culinária vegana, ele tinha aversão ao nome e imaginava que era sobre comer algo como alpiste.
Desde que escrevi aqui sobre veganismo, tenho sido abordada por pessoas cheias de dúvidas sobre o tema. O fato é que há um problema de comunicação que paira sobre esse universo: a grande maioria da população não sabe o que é comida vegana e tem preconceito mesmo. E a resposta para essas dúvidas é simples e pode surpreender: a maioria das pessoas come mais comida vegana do que imagina. Sabe arroz e feijão? É comida vegana. Batata, macaxeira, farinhas, frutas, legumes, grãos, amêndoas, como castanha de caju, pistache e amendoim, tudo vegano. Além das folhas que colocamos na salada, azeite, azeitonas, temperos, guacamole, falafel, cogumelos, tomate, quase todos os pães e até o biscoito Oreo são veganos. Ou seja, quase tudo que você come já é vegano.
Os únicos alimentos que não são veganos são as carnes de animais e os derivados como leite e ovo. E a boa notícia é que há versões veganas deliciosas e nutritivas de carnes, queijos, leites, manteigas e até ovo, além de receitas veganas incríveis para todos os pratos que você imaginar: feijoada, churrasco, pizza, carne de sol, bolos, brigadeiros, lasanha, nhoque, sushi, moqueca, hambúrguer, ceviche etc. Temos muitos restaurantes veganos incríveis em Fortaleza e no mundo, com preços acessíveis e quase todos os demais restaurantes têm opções veganas.
Segundo pesquisa Datafolha para o Fórum Nacional de Proteção Animal, 88% dos brasileiros se importam com o sofrimento dos animais criados para a indústria de proteína animal. Se você se importa também, você já tem alma vegana e não vai ter dificuldade de abrir mão de produtos que utilizam animais na sua produção. Existem muitos sites com dietas balanceadas e receitas para orientar a transição para alimentação à base de plantas, que é uma tendência mundial, seja pela compaixão pelos animais, seja para ser mais saudável, seja pelo meio ambiente.
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.