Logo O POVO+
Bolsonaro é o presidente que mais divide opiniões; veja comparação com os antecessores
Foto de Érico Firmo
clique para exibir bio do colunista

Escreve sobre política, seus bastidores e desdobramentos na vida do cidadão comum. Já foi repórter de Política, editor-adjunto da área, editor-executivo de Cotidiano, editor-executivo do O POVO Online e coordenador de conteúdo digital. Atualmente é editor-chefe de Política e colunista

Érico Firmo política

Bolsonaro é o presidente que mais divide opiniões; veja comparação com os antecessores

Presidente tem 37% de ótimo e bom e 34% de ruim e péssimo. Presidente algum, a essa altura do mandato, despertava opiniões tão diversas
Tipo Opinião
Bolsonaro após acionar comporta da transposição (Foto: REPRODUÇÃO/TWITTER JAIR BOLSONARO)
Foto: REPRODUÇÃO/TWITTER JAIR BOLSONARO Bolsonaro após acionar comporta da transposição

A pesquisa Datafolha trouxe um resultado espetacular para o presidente Jair Bolsonaro. Recuperação realmente muito significativa. A aprovação subiu e, mais ainda, a rejeição caiu. Não que seja uma aprovação excepcional: 34% de ruim ou péssimo. Dos presidentes eleitos, o último a ter percentual tão elevado de ruim e péssimo nessa altura do primeiro mandato foi Fernando Collor de Mello (41%). Porém, nenhum dos antecessores nas últimas três décadas dividia tanto as opiniões nessa fase do governo.

Bolsonaro tem 37% de ótimo/bom e 34% ruim/péssimo. Collor, a essa altura, tinha 18% a 41%. Itamar Franco e Michel Temer tinham reprovações maiores por volta de um ano e meio de mandato, mas eram vices que assumiram o posto. Nunca foram muito populares, na verdade. A maior aprovação de todas por essa época do primeiro mandato era de Dilma Rousseff (PT): 62% a 7%. A aprovação de Bolsonaro agora é maior que a de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com um ano e oito meses de governo. Lula tinha 35% de ótimo e bom. Porém, a rejeição a Lula era muito menor: 17% de ruim/péssimo. Destacava-se a avaliação regular: 45%. Fernando Henrique (PSDB) tinha 43% de ótimo/bom e 17% ruim/péssimo. Os dados são todos de pesquisas Datafolha realizadas mais ou menos na metade dos segundos anos dos primeiros mandatos.

Bolsonaro tem, enfim, rejeição ainda muito alta. Porém, o que chama atenção é o tamanho do apoio. Nenhum apoio tão rejeitado teve tantos apoiadores - e vice-versa. Manter tantos apoiadores e tão fieis e barulhentos é a chave da receita política de Bolsonaro. Voltarei ao tema.

Apenas um comentário adicional: os aliados de Bolsonaro, que tanto desacreditam pesquisas, comemoraram essa. Quando o número agrada, descrentes passam a crer.

Ouça o podcast:

Listen to "Érico Firmo comenta pesquisas sobre a aprovação do governo Bolsonaro" on Spreaker.

Foto do Érico Firmo

É análise política que você procura? Veio ao lugar certo. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?