Aliança de Sarto elegeu 25 vereadores e a de Wagner emplacou 12
Escreve sobre política, seus bastidores e desdobramentos na vida do cidadão comum. Já foi repórter de Política, editor-adjunto da área, editor-executivo de Cotidiano, editor-executivo do O POVO Online e coordenador de conteúdo digital. Atualmente é editor-chefe de Política e colunista
Nove partidos que, na eleição para prefeito de Fortaleza, integram a coligação de José Sarto (PDT) elegeram 25 dos 43 vereadores de Fortaleza. Já a coligação de Capitão Wagner (Pros) elegeu 12 vereadores por cinco diferentes partidos.
A partir destas eleições, não são mais permitidas coligações proporcionais. Por isso, apesar de estarem coligados nas eleições para prefeito, os partidos disputam as eleições para vereador separadamente.
O PT, que disputou a Prefeitura com Luizianne Lins, elegeu três vereadores. Partido do candidato Renato Roseno, o Psol elegeu dois. E o PSL, legenda de Heitor Freire, terá um vereador.
Pela posição do partido, espera-se que o Psol seja oposição a qualquer dos candidatos que seja eleito prefeito. O PSL, desde as negociações antes da campanha, tem mais proximidade com Capitão Wagner. O PT pode ser levado a aproximação com Sarto, pela influência do governador Camilo Santana (PT).
Porém, nem sempre os parlamentares eleitos seguem necessariamente a posição do partido. E a postura durante o governo não necessariamente segue o que foi definido pela vontade das urnas. É comum que parlamentares que apoiaram candidatos derrotados acabem aderindo ao governante de plantão.
As relações pessoais por vezes pesam acima de determinações partidárias. Na chapa de Sarto, o PL tem membros destacados no partido que apoiam Capitão Wagner, caso da deputada estadual Dra. Silvana e do marido dela, o deputado federal Jaziel Pereira. O PSDB, na eleição de 2016, estava coligado a Capitão Wagner. Fariam oposição a um eventual governo dele? Por outro lado, o vereador mais votado foi Ronaldo Martins (Republicanos), que em 2019 foi secretário do prefeito Roberto Cláudio (PDT). Qual a chance de ele se opor a uma administração da qual participou até o ano passado?
É análise política que você procura? Veio ao lugar certo. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.