Logo O POVO+
Aliança de Sarto elegeu 25 vereadores e a de Wagner emplacou 12
Foto de Érico Firmo
clique para exibir bio do colunista

Escreve sobre política, seus bastidores e desdobramentos na vida do cidadão comum. Já foi repórter de Política, editor-adjunto da área, editor-executivo de Cotidiano, editor-executivo do O POVO Online e coordenador de conteúdo digital. Atualmente é editor-chefe de Política e colunista

Érico Firmo política

Aliança de Sarto elegeu 25 vereadores e a de Wagner emplacou 12

Tipo Análise
Distribuição de blocos na Câmara Municipal de acordo com as candidaturas que apoiaram a prefeito (Foto: O POVO)
Foto: O POVO Distribuição de blocos na Câmara Municipal de acordo com as candidaturas que apoiaram a prefeito

Nove partidos que, na eleição para prefeito de Fortaleza, integram a coligação de José Sarto (PDT) elegeram 25 dos 43 vereadores de Fortaleza. Já a coligação de Capitão Wagner (Pros) elegeu 12 vereadores por cinco diferentes partidos.

A partir destas eleições, não são mais permitidas coligações proporcionais. Por isso, apesar de estarem coligados nas eleições para prefeito, os partidos disputam as eleições para vereador separadamente.

Veja votação de todos os candidatos a vereador de Fortaleza e quem foi eleito

O PT, que disputou a Prefeitura com Luizianne Lins, elegeu três vereadores. Partido do candidato Renato Roseno, o Psol elegeu dois. E o PSL, legenda de Heitor Freire, terá um vereador.

Pela posição do partido, espera-se que o Psol seja oposição a qualquer dos candidatos que seja eleito prefeito. O PSL, desde as negociações antes da campanha, tem mais proximidade com Capitão Wagner. O PT pode ser levado a aproximação com Sarto, pela influência do governador Camilo Santana (PT).

Porém, nem sempre os parlamentares eleitos seguem necessariamente a posição do partido. E a postura durante o governo não necessariamente segue o que foi definido pela vontade das urnas. É comum que parlamentares que apoiaram candidatos derrotados acabem aderindo ao governante de plantão.

As relações pessoais por vezes pesam acima de determinações partidárias. Na chapa de Sarto, o PL tem membros destacados no partido que apoiam Capitão Wagner, caso da deputada estadual Dra. Silvana e do marido dela, o deputado federal Jaziel Pereira. O PSDB, na eleição de 2016, estava coligado a Capitão Wagner. Fariam oposição a um eventual governo dele? Por outro lado, o vereador mais votado foi Ronaldo Martins (Republicanos), que em 2019 foi secretário do prefeito Roberto Cláudio (PDT). Qual a chance de ele se opor a uma administração da qual participou até o ano passado?

Made with Flourish
Foto do Érico Firmo

É análise política que você procura? Veio ao lugar certo. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?