Logo O POVO+
Pastor se explicou e, no mínimo, fez confusão enorme sobre a vacina
Foto de Érico Firmo
clique para exibir bio do colunista

Escreve sobre política, seus bastidores e desdobramentos na vida do cidadão comum. Já foi repórter de Política, editor-adjunto da área, editor-executivo de Cotidiano, editor-executivo do O POVO Online e coordenador de conteúdo digital. Atualmente é editor-chefe de Política e colunista

Érico Firmo política

Pastor se explicou e, no mínimo, fez confusão enorme sobre a vacina

Tipo Opinião

A assessoria jurídica do pastor Davi Goes, do Ministério Canaã, em Fortaleza, divulgou nota (íntegra no fim deste texto) nesta quarta-feira sobre o vídeo no qual afirma que a vacina Coronavac, contra Covid-19, causaria câncer, possuiria HIV dentro dela e alteraria o DNA das pessoas. Comentei o assunto na coluna de ontem.

A nota afirma que o discurso foi feito em culto no dia 19 de novembro e teve por base "matéria científica vinculada em alguns portais e canais de vídeo da internet na qual o autor Lamartine Posella tece comentários sobre fala de cientista francês que se pronunciou nesse sentido." Posella é pastor e publica vídeos diários no Youtube. A nota de Goes acrescenta que ele também usou por base entrevista do cientista francês Luc Montagnier, ganhador do Nobel de Medicina, publicada pela revista IstoÉ com o título: "Novo coronavírus foi fabricado acidentalmente em laboratório chinês, diz descobridor do HIV".

O texto prossegue: "Não se pode atribuir a ele a autoria de tais notícias. Ao apresentar estas informações aos membros da igreja durante o culto, o Pastor fazendo uso de seu direito constitucional de liberdade de expressão emitiu sua opinião pessoal, cabendo a cada um dos membros analisar e ponderar as informações repassadas, inclusive as científicas", diz a nota, que ainda informa que o vídeo divulgado é um pequeno trecho da fala de aproximadamente 40 minutos. O texto diz que o recorte foi "realizado de maneira maldosa, assemelhando-se a fake news." A nota acrescenta que o pastor e a família dele vêm sendo alvos de ataques, o que é obviamente condenável.

Alguns equívocos

Busquei as fontes citadas pelo pastor. Lamartine Posella é pastor e publica vídeos diários no Youtube. Assisti a alguns deles e não localizei o que trata do assunto mencionado. No que fala de Covid-19, ele afirma que se trata de doença grave e que deve ser levada a sério.

Sobre a entrevista de Luc Montagnier, parece-me que Davi Goes entendeu algumas coisas errado, fez algumas confusões. A matéria está disponível aqui. O cientista francês afirma que o vírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, teria sido criado em laboratório. A declaração reproduzida pela IstoÉ foi feita à rádio Frequénce Médicale e foi bastante questionada. Mas, repare, a matéria citada como base pelo pastor não faz qualquer referência à vacina Coronavac, produzida pela chinesa Sinovac. A publicação na revista brasileira ocorreu em 17 de abril, quando a vacina estava ainda nos testes iniciais.

Montagnier afirma que ele analisou a sequência de RNA do SARS-CoV-2. A análise genética, segundo ele, mostra que haveria dentro do coronavírus causador da Covid-19 sequências de um outro vírus que, segundo o cientista, seria o HIV. Note que a presença do HIV seria no gene do próprio coronavírus. Não há nada sobre a vacina contra Covid-19.

O cientista francês afirma que a criação do coronavírus causador da Covid-19 teria necessariamente ocorrido em laboratório e crê que teria sido acidental. E aí Montagnier especula que um laboratório chinês poderia estar desenvolvendo uma vacina contra a aids, usando para esse fim um coronavírus. Nesse processo, o SARS-CoV-2, teria sido acidentalmente criado. Novamente, repare: a vacina em questão não é a atual "vacina chinesa" contra a Covid-19. Seria uma vacina em desenvolvimento contra o HIV.

Não há menção nenhuma na entrevista a eventualmente causar câncer, ou a mudar o DNA da pessoa.

Ainda sobre a nota do pastor, discordo quando o texto afirma se tratar de opinião pessoal. É opinião pessoal gostar ou não de um livro, um filme, uma música uma comida. Achar que o governo Bolsonaro é bom ou ruim. Dizer que pode salvar milhões de vidas causa câncer e tem HIV dentro dela, afirmar que o trabalho de tantos pesquisadores é capaz de danos irreversíveis, como ele afirma, é alegação seríssima que precisa estar muito bem fundamentada. Ainda mais da parte de alguém na posição dele, que tem tantos seguidores e precisa ter tanta responsabilidade.

Crendo na boa-fé do pastor, acho que ele deveria reavaliar as fontes que a assessoria dele menciona, observar que entendeu errado. E creio que ele deveria esclarecer a situação aos fieis a quem pregou, e gravar outro vídeo para tentar atenuar o estrago.

Íntegra da nota do pastor:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O pastor Davi Goes vem por intermédio de sua assessoria jurídica esclarecer a respeito de matérias que vem sendo divulgadas pelos meios de comunicação nas quais atribuem a sua autoria a afirmação de que o “uso de vacina contra o COVID-19 provoca câncer e possui HIV”.

Inicialmente, destacamos que tal afirmativa não condiz com a conduta praticada pelo Pr. Davi Goes. Vejamos: em culto ministrado na igreja na qual já pastoreia pelo período de 10 anos, mais precisamente na data de 19 de novembro do presente ano, realizando estudos escatológicos da Bíblia, ele cita matéria científica vinculada em alguns portais e canais de vídeo da internet na qual o autor Lamartine Posella tece comentários sobre fala de cientista francês que se pronunciou nesse sentido. Além dessa matéria, o Pr. Davi Goes também embasou seu comentário em entrevista divulgada pelo cientista francês Luc Montagnier, ganhador do Nobel de Medicina, publicada na revista ISTOÉ sob o título: “novo coronavírus foi fabricado acidentalmente em laboratório chinês, diz descobridor do HIV”.

Desta feita, percebe-se que os comentários do Pr. Davi Goes foram feitos tomando como supedâneo reportagens de cientistas vinculadas em grandes meios de comunicação nacional. Não se pode atribuir a ele a autoria de tais notícias. Ao apresentar estas informações aos membros da igreja durante o culto, o Pastor fazendo uso de seu direito constitucional de liberdade de expressão emitiu sua opinião pessoal, cabendo a ada um dos membros analisar e ponderar as informações repassadas, inclusive as científicas. Pensar de maneira diversa seria subjugar a capacidade de entendimento dos ouvintes da pregação.

O recorte do vídeo em apenas um pequeno trecho dissociado de sua grande parte, essa de aproximadamente 40 minutos, realizado de maneira maldosa, assemelhando-se a Fake News, acaba por desvirtuar sua finalidade, tirando do contexto sua fala e conduta, que sempre primou pelo zelo com a sociedade e segurança de todos.

Em sua trajetória como pregador do evangelho não há sequer uma conduta que possa desabonar a vida do Pr. Davi Goes, que infelizmente vem sofrendo juntamente com sua família infundados ataques odiosos.

Fortaleza-Ce, 16 de dezembro de 2020.

Podcast analisa a disputa política em torno da vacina:

Foto do Érico Firmo

É análise política que você procura? Veio ao lugar certo. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?