Escreve sobre política, seus bastidores e desdobramentos na vida do cidadão comum. Já foi repórter de Política, editor-adjunto da área, editor-executivo de Cotidiano, editor-executivo do O POVO Online e coordenador de conteúdo digital. Atualmente é editor-chefe de Política e colunista
Foto: Miguel SCHINCARIOL / AFP
"O próprio presidente Bolsonaro sempre foi eleito pelo voto eletrônico", diz Lula
Bolsonaro tem falado bastante de Lula. Desde que Edson Fachin anulou as condenações e o deixou apto a concorrer, o presidente volta constantemente ao assunto. Fala por que é perguntado pelos jornalistas? Não, já falou em live, em conversa com apoiadores.
Nesta segunda-feira, Bolsonaro disse: “O povo que por ventura vote em um cara desses, é um povo que merece sofrer.” Tem obviamente um bem querer pelo povo que governa. Bem, este povo hoje não leva a melhor das vidas. Tem a ver com a escolha que fez?
Seja com Bolsonaro ou Lula, lembro da frase de George Bernard Shaw: “A democracia não é fácil". "Ela é um artifício que garante que seremos governados como merecemos." Mais justa talvez seja a definição de James Dale Davidson: “Democracia é a forma de governo em que todos têm o que a maioria merece.”
Na semana passada, Bolsonaro ainda disse: “Se o Lula voltar, pelo voto direto, pelo voto auditável, tudo bem”.
Fiquei me perguntando: se Lula for eleito pelo mesmo sistema que elegeu a ele, Bolsonaro, o presidente reconhecerá? Ou Lula, para ser eleito, precisa de um modelo diferente do que Bolsonaro precisou para chegar lá?
Lembrando que o próprio Bolsonaro disse que teve fraude na eleição, prometeu mostrar prova e nunca o fez.
É análise política que você procura? Veio ao lugar certo. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.