Logo O POVO+
Bolsonaro demonstra estar incomodado com Lula
Foto de Érico Firmo
clique para exibir bio do colunista

Escreve sobre política, seus bastidores e desdobramentos na vida do cidadão comum. Já foi repórter de Política, editor-adjunto da área, editor-executivo de Cotidiano, editor-executivo do O POVO Online e coordenador de conteúdo digital. Atualmente é editor-chefe de Política e colunista

Érico Firmo política

Bolsonaro demonstra estar incomodado com Lula

Presidente fala bastante do petista, desde que STF anulou condenações. Bolsonaro parece temer ser derrotado por Lula
Tipo Opinião
"O próprio presidente Bolsonaro sempre foi eleito pelo voto eletrônico", diz Lula (Foto: Miguel SCHINCARIOL / AFP)
Foto: Miguel SCHINCARIOL / AFP "O próprio presidente Bolsonaro sempre foi eleito pelo voto eletrônico", diz Lula

Bolsonaro tem falado bastante de Lula. Desde que Edson Fachin anulou as condenações e o deixou apto a concorrer, o presidente volta constantemente ao assunto. Fala por que é perguntado pelos jornalistas? Não, já falou em live, em conversa com apoiadores.

Nesta segunda-feira, Bolsonaro disse: “O povo que por ventura vote em um cara desses, é um povo que merece sofrer.” Tem obviamente um bem querer pelo povo que governa. Bem, este povo hoje não leva a melhor das vidas. Tem a ver com a escolha que fez?

Seja com Bolsonaro ou Lula, lembro da frase de George Bernard Shaw: “A democracia não é fácil". "Ela é um artifício que garante que seremos governados como merecemos." Mais justa talvez seja a definição de James Dale Davidson: “Democracia é a forma de governo em que todos têm o que a maioria merece.”

Na semana passada, Bolsonaro ainda disse: “Se o Lula voltar, pelo voto direto, pelo voto auditável, tudo bem”.

Fiquei me perguntando: se Lula for eleito pelo mesmo sistema que elegeu a ele, Bolsonaro, o presidente reconhecerá? Ou Lula, para ser eleito, precisa de um modelo diferente do que Bolsonaro precisou para chegar lá?

Lembrando que o próprio Bolsonaro disse que teve fraude na eleição, prometeu mostrar prova e nunca o fez.

Foto do Érico Firmo

É análise política que você procura? Veio ao lugar certo. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?