Logo O POVO+
Bolsonaro, o covarde
Foto de Érico Firmo
clique para exibir bio do colunista

Escreve sobre política, seus bastidores e desdobramentos na vida do cidadão comum. Já foi repórter de Política, editor-adjunto da área, editor-executivo de Cotidiano, editor-executivo do O POVO Online e coordenador de conteúdo digital. Atualmente é editor-chefe de Política e colunista

Érico Firmo política

Bolsonaro, o covarde

Ninguém venha me dizer que ele respondeu à altura. Laurente foi incisiva, mas não faltou com a educação com ele. Já o presidente foi ridículo, violento, descompensado
Tipo Opinião
Bolsonaro é defensor do fim do uso de máscara (Foto: REPRODUÇÃO/YOUTUBE)
Foto: REPRODUÇÃO/YOUTUBE Bolsonaro é defensor do fim do uso de máscara

No País de meio milhão de mortos, temos um presidente da República descontrolado. Até hoje ele não entendeu que deve satisfação ao povo que o elegeu e que ele tem o dever de governar. O bonito não quer ser cobrado, não quer dar satisfação mesmo diante do mais completo descalabro. Diante de questionamentos da repórter Laurene Santos — duro, contundente, mas absolutamente pertinente, o presidente mostrou-se, mais uma vez, descompensado. Ninguém venha me dizer que ele respondeu à altura. Laurente foi incisiva, mas não faltou com a educação com ele. Já o presidente foi ridículo, violento. E covarde, mais uma vez. Bolsonaro é o típico machão que age de forma repetidamente covarde. Grosseiro ele é sempre, mas é mais agressivo com mulheres.

Em abril deste ano, reagiu a pergunta da jornalista Driele Veiga sobre foto na qual fazia apologia a mortes cometidas por policiais — uma alusão ao jargão "CPF cancelado". "Não tem o que perguntar? Deixa de ser idiota", disse ele.

Há vários outros casos, de vários modos. Há quando tenta se esquivar das perguntas parecendo ser amoroso, mas é machista e assediador. Como quando tentou se esquivar de pergunta da repórter Sylvia Colombo, em junho de 2019, afirmando ser "apaixonado por ela". Sobre Patrícia Campos Mello, fez insinuação sexual abjeta e baixa, coisa de menino do buchão: "Ela queria dar o furo". Foi condenado a indenizá-la.

Bolsonaro, o descontrolado

Bolsonaro não tem preparo para ser presidente, não tem conhecimento para a função e não tem tampouco compostura para o cargo que ocupa. O Brasil já teve presidentes sem preparo, conhecimento e compostura, mas nunca essas defasagens foram tão grandes e convergentes. As preocupantes imagens de ontem mostram um homem fora de controle. O Brasil mais uma vez é a chacota do mundo. Um presidente reagindo daquela maneira, arrancando a máscara num País de meio milhão de mortos.

Bolsonaro, o acuado

Bolsonaro é grosseiro e deseducado, mas a reação de ontem mostra algo além. É o comportamento de um homem nervoso, preocupado e acuado. Isso fica patente, mais que em qualquer momento, quando ele se vira para alguém que fala ao fundo e diz: “Dá pra calar a boca aí atrás, por favor.” Obviamente, ele explodiu com a pergunta de Laurene, mas aquele momento mostra que a irritação dele vai além dela. Ele já estava nervoso.

A razão para isso é difícil de dizer com certeza. Pode, sei lá, ser algo pelo que passa na vida pessoal. Mas, na dimensão pública, há vários possíveis motivos para esse Bolsonaro explosivo: a CPI da Covid no encalço dele e de seus aliados, os grandes protestos de rua e algo sobre o que ele recorrentemente fala: a perspectiva de ter o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como adversário nas urnas.

A Copa América da Covid-19

A Copa América, que outros países renegaram e o Brasil inexplicavelmente e sem nada a ganhar decidiu receber, tem 140 casos confirmados de Covid-19. “De fato, apenas 140 testes foram positivos”, manifestou-se pateticamente a Conmebol. Sabe quantos casos teve na Eurocopa? Dois. Na Copa América, “apenas 140”. Ah, vá.

O pior: a Conmebol informa que a maior parte das vítimas de Covid-19 na Copa América são trabalhadores, membros de delegações e pessoal terceirizado. A parte mais frágil, como sempre.

Ouça o podcast Jogo Político:

Foto do Érico Firmo

É análise política que você procura? Veio ao lugar certo. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?