Logo O POVO+
O que quer Ciro Gomes?
Foto de Érico Firmo
clique para exibir bio do colunista

Escreve sobre política, seus bastidores e desdobramentos na vida do cidadão comum. Já foi repórter de Política, editor-adjunto da área, editor-executivo de Cotidiano, editor-executivo do O POVO Online e coordenador de conteúdo digital. Atualmente é editor-chefe de Política e colunista

Érico Firmo política

O que quer Ciro Gomes?

A aliança está ameaçada de desabar que nem a Iracema Guardiã
Tipo Opinião
Ciro Gomes e Izolda Cela na posse dela como governadora (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Ciro Gomes e Izolda Cela na posse dela como governadora

Ciro Gomes (PDT) é conhecido por falar demais, pelos arroubos verbais, coisas ditas em momentos nos quais perde o controle. As declarações feitas sobre o PT, nesta terça-feira, 3, não foram esse caso. Ciro sabia o que estava falando e queria dizer cada palavra do que falou. Ele até destaca, após a declaração, que se tratava de algo novo o que ele estava dizendo. Ele sublinha o que fala, para chamar atenção. Inclusive, alertar para que aquilo repercuta. Está repercutindo.

Ciro bate no PT há muito tempo. Quase desde sempre. O que houve no período em que ele foi ministro de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi um breve hiato. A regra são as críticas. Porém, desde 2006, com a aliança formada no Ceará, ele isolava o Estado da realidade nacional. Fez isso antes com Eunício Oliveira (MDB). Dizia as coisas mais cabeludas sobre o então PMDB nacional, mas não incluía Eunício, até que o à época senador rompeu. Sobre o PT era a mesma coisa. Mas, agora, ele fez uma distinção. Uma coisa é o PT de Camilo Santana, a quem ele disse apoiar para o Senado mesmo sem acordo entre as legendas. E outra coisa é o que chamou de "lado corrupto do PT que também existe no Ceará."

Na entrevista, concedida à rádio Jangadeiro BandNews FM, após falar de lado corrupto, Ciro citou duas pessoas. Uma foi Eunício Oliveira, que não é do PT. Mas, ele falou dos jantares oferecidos a Lula. E falou de Luizianne Lins (PT). Mencionou o loteamento político de escolas e postos de saúde que dizia haver na época de Luizianne na Prefeitura. “Todo posto de saúde de Fortaleza, por essa gente aí, esse lado corrupto do PT, era nomeado por cabo eleitoral e por vereador." Não me parece haver dúvida de que Ciro chamou Luizianne de “lado corrupto do PT”. O que ele consegue com isso.

Bem, Luizianne já quase saiu do PT um mês atrás, insatisfeita com a aliança com os Ferreira Gomes. Muito insatisfeita. Depois da entrevista de Ciro, muita gente se manifestou. A o presidente estadual da sigla anunciou reunião extraordinária para hoje e afirmou que a aliança está ameaçada. “As declarações de Ciro Gomes são de extrema agressividade, capazes inclusive de interditar de vez os esforços até então empreendidos pela manutenção da aliança com o PDT no Ceará”.

Gente dentro e fora do PT falou. Até Capitão Wagner (União Brasil) prestou solidariedade a Luizianne. Os dois têm relação muito boa desde a aliança em 2012. Luizianne não falou. Imagino que esteja enfurecida. Camilo também.

Sinalização para Roberto Cláudio

A fala de Ciro é um contundente gesto de apoio a Roberto Cláudio, que sofre resistências no PT. Ciro compra a briga explicitamente para defender o ex-prefeito.

O ex-governador disse da forma mais contundente possível que não irá ceder para o PT. E disse muito claramente estar disposto a implodir a aliança para que o candidato seja quem ele quer. Pode ter conseguido isso.

O papel de Izolda

Nas redes sociais, a governadora Izolda Cela (PDT) se manifestou. Sem citar a Ciro, ela o desautoriza. Diz que os aliados têm sido fundamentais. Menciona, além do PDT, o PT e o MDB, os mais atingidos por Ciro, além do PSD. Expressa o respeito a eles. Diante da fala de Ciro, a escolha da palavra respeito é significativa. Izolda provavelmente nem pensou como pré-candidata. Não vi outra manifestação de alguém do PDT. Ela parece ter agido para preservar a base sob a qual governa até dezembro.

A intervenção

O PT se reúne hoje e, se não houver alguma sinalização do PDT, de Cid Gomes, a aliança governista no Ceará periga desabar que nem a Iracema Guardiã.

Foto do Érico Firmo

É análise política que você procura? Veio ao lugar certo. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?