Logo O POVO+
Cid pediu para Ciro representá-lo? Que história é essa?
Foto de Érico Firmo
clique para exibir bio do colunista

Escreve sobre política, seus bastidores e desdobramentos na vida do cidadão comum. Já foi repórter de Política, editor-adjunto da área, editor-executivo de Cotidiano, editor-executivo do O POVO Online e coordenador de conteúdo digital. Atualmente é editor-chefe de Política e colunista

Érico Firmo política

Cid pediu para Ciro representá-lo? Que história é essa?

O senador acha que o irmão, no meio de uma candidatura presidencial estagnada, não tem mais o que fazer? Qual a razão do sumiço de Cid Gomes?
Tipo Análise
Ciro Gomes e Cid Gomes: relação abalada (Foto: Tatiana Fortes, em 28/9/2015)
Foto: Tatiana Fortes, em 28/9/2015 Ciro Gomes e Cid Gomes: relação abalada

O presidente do PDT no Ceará, André Figueiredo, deu vários recados importantes. Disse que a abordagem para mobilizar prefeitos em favor da pré-candidatura de Izolda Cela (PDT) à reeleição é "intromissão indevida". Afirmou que, uma vez definido quem concorrerá ao Governo do Estado, não serão aceitas "vozes discrepantes" — e isso eu quero ver, não haver divergência quando for anunciado um dos nomes, dado o nível de acirramento hoje. Mas, talvez nada seja tão emblemático quanto a manifestação sobre o sumiço do senador Cid Gomes (PDT).  "O Cid pediu, nesses momentos finais, para que o Ciro o representasse", afirmou André.

Espera aí, como assim? Que história é essa? Pediu por quê? O Cid acha que Ciro está sem nada para fazer? O Ciro é pré-candidato a presidente, gente. E, Cid, ele não está na melhor das situações, não. Em condições normais, era para estar para cima e para baixo atrás de voto. Não resolvendo questões locais que, há duas décadas, estavam a cargo de Cid dentro do grupo.

O senador está com algum problema pessoal? Respeito a vida privada de todo mundo, mas ele tem um mandato, e isso se torna relevante para o público. Cid tem estado ausente também do Senado, inclusive de votações importantes. Das articulações, se ele quer participar ou não, aí é problema dele e do partido. Mas, é intrigante e politicamente significativo. Assim como que Ciro dedique tempo importante da campanha para resolver essa confusão local.

E, repare na fala de Figueiredo. Cid pediu a Ciro para representá-lo "nesses momentos finais", ou seja, na hora da definição. Em tese, Cid ficará sumido até a escolha. É tudo muito intrigante.

Confira o Jogo Político sobre o conflito Ciro x Camilo:

Foto do Érico Firmo

É análise política que você procura? Veio ao lugar certo. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?