Logo O POVO+
Roberto Cláudio enfrentará Elmano e Wagner, adversários das duas eleições em Fortaleza
Foto de Érico Firmo
clique para exibir bio do colunista

Escreve sobre política, seus bastidores e desdobramentos na vida do cidadão comum. Já foi repórter de Política, editor-adjunto da área, editor-executivo de Cotidiano, editor-executivo do O POVO Online e coordenador de conteúdo digital. Atualmente é editor-chefe de Política e colunista

Érico Firmo política

Roberto Cláudio enfrentará Elmano e Wagner, adversários das duas eleições em Fortaleza

O ex-prefeito de Fortaleza já derrotou os dois, mas agora enfrentará ambos ao mesmo tempo
Tipo Análise
Elmano de Freitas e Roberto Cláudio em debate no segundo turno da eleição de 2012 (Foto: Mauro Melo, em 12/10/2012)
Foto: Mauro Melo, em 12/10/2012 Elmano de Freitas e Roberto Cláudio em debate no segundo turno da eleição de 2012

O ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), lançado neste domingo, 24, candidato a governador do Ceará, vai pela primeira vez para uma campanha majoritária no âmbito estadual, mas com cenário, de certa forma, familiar. Os principais adversários são políticos que RC já enfrentou, e venceu, nas duas eleições para a Prefeitura da Capital.

Na oposição, já está lançado há bastante tempo o deputado federal Capitão Wagner (União Brasil), derrotado no segundo turno de 2016, quando Roberto Cláudio foi reeleito. Não foi uma vitória fácil. O pedetista teve 53,57% dos votos, contra 46,43% de Wagner.

No PT e com apoio do ex-governador Camilo Santana, o nome caminha para ser Elmano de Freitas. Dentro do partido a definição está tomada e as conversas com aliados estão praticamente concluídas. Em 2012, Elmano foi lançado por Luizianne Lins (PT) como candidato a sucedê-la. Teve o apoio de Capitão Wagner. O resultado foi muito parecido com o de quatro anos depois, até um pouquinho mais apertado: 53,02% contra 46,98%.

A diferença é que, dessa vez, Roberto Cláudio enfrentará os dois ao mesmo tempo. Mais ou menos como foi no primeiro turno em 2016, quando o PT tinha não Elmano, mas a ex-prefeita Luizianne. A diferença, também, é que a disputa não é em Fortaleza, mas em todo o Ceará.

 

Foto do Érico Firmo

É análise política que você procura? Veio ao lugar certo. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?