Escreve sobre política, seus bastidores e desdobramentos na vida do cidadão comum. Já foi repórter de Política, editor-adjunto da área, editor-executivo de Cotidiano, editor-executivo do O POVO Online e coordenador de conteúdo digital. Atualmente é editor-chefe de Política e colunista
Os detalhes da votação por município do Ceará e por bairro de Fortaleza permitem compreender nuances das eleições e do comportamento do eleitor no Estado e na Capital. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve uma vitória muito expressiva em todo o Estado, mas com nuances interessantes.
Entre bairros da Capital, também há sinalizações interessantes para pensar mesmo as eleições de 2024.
O PT e o Cariri
Chama atenção o resultado do PT no Cariri. Não surpreende pela força de Camilo Santana (PT) naquele pedaço do Estado. Os cinco municípios onde Lula foi mais votado no Ceará ficam todos na região. Foi onde Elmano de Freitas (PT) foi mais votado também, assim como Camilo.
Polo bolsonarista
Jair Bolsonaro (PL) não chegou a ser o mais votado em nenhum município cearense. Lula teve mais de 50% em todos. Porém, Bolosonaro chegou a mais de 40% em Morrinhos e em Marco, ambos no norte do Estado.
O parlamentar mais votado na região é o deputado federal AJ Albuquerque (Progressistas), filho de Zezinho Albuquerque (Progressistas), da linha de frente da campanha de Elmano. Capitão Wagner (União Brasil) foi o mais votado nos dois municípios, por margem muito estreita.
Os outros municípios em que Bolsonaro teve melhores desempenhos foram Eusébio, Fortaleza e Maracanaú.
Eusébio é o município do presidente do PL no Ceará, o prefeito Acilon Gonçalves. Fortaleza tem suas particularidades. E Maracanaú é o reduto do prefeito Roberto Pessoa (União Brasil), mais persistente opositor cearense.
O mapa de Fortaleza
Lula venceu em quase todos os bairros de Fortaleza: 102. Bolsonaro levou a melhor em cinco, inclusive os mais ricos da Capital: Aldeota e Meireles, além de Guararapes, De Lourdes e Parque Manibura.
Quando se observa a votação de Elmano, percebe-se que o eleitor de Lula não é necessariamente o voto petista. Ao menos em parte, Capitão Wagner teve certo sucesso ao buscar o voto além de Bolsonaro. Se Bolsonaro ficou praticamente restrito a bairros da região mais rica de Fortaleza, Wagner foi vitorioso no Bom Jardim, Siqueira, Barra do Ceará, Conjunto Ceará e Messejana.
O rumo de 2024
O resultado de Capitão Wagner foi frustrante para ele e os apoiadores porque parecia muito factível a vitória e quase certa ao menos a ida ao segundo turno. Mas, veio uma derrota contundente. Porém, pela menor estrutura de apoios, não foi um desempenho ruim. O resultado na Capital, então, sinaliza que ele é muito forte para 2024 na disputa pela Prefeitura. Se a eleição fosse hoje, ele seria favorito. Mas, há dois anos pela frente.
Correção: No último parágrafo, onde estava 2014 o correto é 2024.
É análise política que você procura? Veio ao lugar certo. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.