Qual a gravidade da fraude pela qual Bolsonaro é investigado
clique para exibir bio do colunista
Escreve sobre política, seus bastidores e desdobramentos na vida do cidadão comum. Já foi repórter de Política, editor-adjunto da área, editor-executivo de Cotidiano, editor-executivo do O POVO Online e coordenador de conteúdo digital. Atualmente é editor-chefe de Política e colunista
Foto: Reprodução / vídeo
Ema se afasta após Bolsonaro mostrar caixa de cloroquina
Operação da Polícia Federal por causa de cartão de vacinação? Esta foi a pergunta-deboche que recebi de um punhado de apoiadores de Jair Bolsonaro ao longo desta quarta-feira, 3. Busca e apreensão por causa disso? Não, não é pouca coisa.
O que é investigada é a possibilidade de fraude em informação pública. Isso é grave se feito por mim ou por você. Muito mais se o ato envolve quem na época era presidente da República.
A situação é pior porque essa inserção de informação falsa tinha objetivo deliberado de burlar obrigações legais estabelecidas no Brasil e também em país estrangeiro — os Estados Unidos no caso. Não se trata de uma questão qualquer.
Mas, o mais grave é se tratar de questão de saúde pública. Foi fraudado documento oficial com objetivo de descumprir a lei que trata do combate à pandemia.
Cartão de vacinação não é um papel qualquer. Ele é um atestado de quem se vacinou para demonstrar à coletividade que houve o cuidado com a imunização. A seriedade desse documento é mais perceptível justamente em viagens internacionais na qual há exigência de vacinas para algumas doenças. A possível burla pode disseminar doença e provocar mortes. Tal é a gravidade do possível crime pelo qual Bolsonaro é investigado. Uma questão legal, de saúde, de vida.
É análise política que você procura? Veio ao lugar certo. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.