Escreve sobre política, seus bastidores e desdobramentos na vida do cidadão comum. Já foi repórter de Política, editor-adjunto da área, editor-executivo de Cotidiano, editor-executivo do O POVO Online e coordenador de conteúdo digital. Atualmente é editor-chefe de Política e colunista
O que o grupo de Cid Gomes tenta agora no PDT já foi visto, em contornos muito parecidos, em outro dos partidos pelos quais os Ferreira Gomes passaram. Em setembro de 2011, o então presidente do PSB, Sergio Novais, foi destituído para dar lugar a um aliado do então governador e hoje senador. As similaridades são diversas. Os Ferreira Gomes desembarcaram na legenda alguns anos antes, em 2005, e passaram a dividir espaço com os "históricos" do PSB, liderados por Novais e que tinham mais proximidade com a direção nacional. O presidente nacional do PSB na época era Eduardo Campos. Porém, ele não segurou a pressão do grupo de Cid e Ciro Gomes.
O então comando municipal era aliado da prefeita à época, Luizianne Lins. Ao destitui-lo e colocar no lugar Karlo Kardozo, o PSB abriu caminho para lançar a candidatura de Roberto Cláudio a prefeito de Fortaleza, no ano seguinte.
O processo naquela época foi tumultuado e repleto de baixaria. O grupo que estava para ser destituído trancou a sede com cadeado. Então, os aliados de Cid se reuniram no meio da rua, com iluminação improvisada de lanternas de celulares, sob vaias e até ovos sendo lançados. Roberto Cláudio foi um que ficou sujo de ovo.
Hoje, Roberto Cláudio classifica o movimento de Cid contra André Figueiredo no PDT de "tentativa de golpe". Na época, a irmã de Novais, então deputada Eliane Novais, disse que não havia embasamento jurídico para a destituição. Muito parecido com o que Figueiredo argumenta.
Em 2013, os Ferreira Gomes saíram do PSB e foram para o Pros. Em 2015, ingressaram no PDT.
É análise política que você procura? Veio ao lugar certo. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.