Escreve sobre política, seus bastidores e desdobramentos na vida do cidadão comum. Já foi repórter de Política, editor-adjunto da área, editor-executivo de Cotidiano, editor-executivo do O POVO Online e coordenador de conteúdo digital. Atualmente é editor-chefe de Política e colunista
O governador Elmano de Freitas (PT) poderá fazer mudanças no secretariado. As possíveis mudanças seriam por avaliação do desempenho das pastas. Elmano descarta saída de secretários por desincompatibilização, para disputar as próximas eleições.
“Podemos ter mudança por avaliação que estamos ainda fazendo, mas por causa de eleição não tem mudança não”, disse em visita ao O POVO.
Sobre quem pode sair, Elmano respondeu apenas: “Sete chaves”. E riu.
Solução, afinal?
O governador também informou que tem solução definida para o aquário — ou Acquario — em construção há mais de uma década na Praia de Iracema. O anúncio oficial será feito em 29 de dezembro, disse Elmano. Apesar da insistência, ele não informou qual será o destino do equipamento.
O colega Jocélio Leal, informou que o equipamento será a nova sede do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), da Universidade Federal do Ceará (UFC). Não será o equipamento capaz de impulsionar o turismo no Estado, de fazer os visitantes ficarem um dia a mais. Mas será alguma coisa. Melhor que o nada que hoje é.
Aliás, hoje é pior que um nada, pois o que existe ali é um trambolho que degrada o espaço precioso da Praia de Iracema. É uma vitória que se consiga um destino. E um equipamento muito interessante, de caráter científico e educativo. Talvez menos charmoso, certamente menos megalomaníaco.
A solução é positiva. Quando e se, de fato, concluída, vira uma página na história dos elefantes brancos do Ceará. Um paquiderme que consumiu cifra na casa da centena de milhões.
Domicílio eleitoral
Quando perguntado sobre a posição na eleição em Fortaleza, Elmano disse que a base de filiados precisa ser ouvida. Considera que a candidatura não pode ser definida numa votação no diretório — como o PDT fez ano passado ao optar por Roberto Cláudio e não Izolda Cela para o Governo do Estado.
Mas, quando indagado sobre a posição como militante, ele driblou marotamente: lembrou que é filiado ao PT em Caucaia, por onde concorreu a prefeito em 2020.
Visibilidade
Em um dos atos de maior abrangência da gestão até aqui, o governador Elmano de Freitas lançou o programa de gratuidade em ônibus da Região Metropolitana de Fortaleza. Chegou ao lado de Evandro Leitão (PT). Certo, ele é presidente da Assembleia Legislativa e autor de emenda para incluir a população de Fortaleza no benefício. Mas, além disso, é pré-candidato a prefeito de Fortaleza.
Pode ser coincidência mas, no período anterior a José Sarto (PDT) ser escolhido candidato a prefeito de Fortaleza, ele apareceu bastante ao lado do governador na época, Camilo Santana (PT). Sarto era presidente da Assembleia. Teve papel destacado em particular nas negociações relacionadas ao motim policial de fevereiro de 2020. Obviamente que já seria assim para um presidente de poder. Mas, para um pré-candidato, isso reforça a visibilidade e a vinculação política a cabos eleitorais.
É análise política que você procura? Veio ao lugar certo. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.