Escreve sobre política, seus bastidores e desdobramentos na vida do cidadão comum. Já foi repórter de Política, editor-adjunto da área, editor-executivo de Cotidiano, editor-executivo do O POVO Online e coordenador de conteúdo digital. Atualmente é editor-chefe de Política e colunista
Ministro já demonstrou discordância desde as preliminares e provavelmente irá divergir mais. A saber se será sobre o tamanho das penas ou se irá votar por absolvições
Foto: Rosinei Coutinho/STF
Julgamento continuará nesta quarta-feira, 10, com voto do ministro Luiz Fux
O julgamento da ação penal 2668, a trama do golpe, na 1ª turma do Supremo Tribunal Federal (STF) tem placar de 2 a 0 pela condenação dos oito réus do chamado núcleo crucial. Nesta quarta-feira, 10, o voto do ministro Luiz Fux deverá divergir em relação às manifestações de Alexandre de Moraes e Flávio Dino. A dúvida é saber quão diferente será.
O ministro já indicou que irá votar, o que descartaria um pedido de vista que adiaria a decisão por até 90 dias. Na terça-feira, já saiu faísca entre Fux e os dois primeiros colegas a votar. Já ficaram indicativos de que a divergência começará desde as preliminares. O ministro havia se posicionado a favor de a ação penal tramitar na primeira instância e não no STF, quanto mais na 1ª turma.
Para além disso, a conferir se Fux irá discordar dos demais quanto à chamada dosimetria — o tamanho da pena — ou se votará efetivamente pela absolvição de parte dos réus ou mesmo de todos eles. O próprio Dino disse que pedirá penas menores para alguns réus, então é provável que Fux abra divergência mais profunda.
Fix discutiu com Moraes e Dino até sobre o momento em que este último interrompeu o relator. Mostra que o estado de ânimos não é dos mais serenos. A coisa irá esquentar nesta quarta.
É análise política que você procura? Veio ao lugar certo. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.