Logo O POVO+
Postura de Bolsonaro sobre ministro indiciado é coerente
Foto de Érico Firmo
clique para exibir bio do colunista

Escreve sobre política, seus bastidores e desdobramentos na vida do cidadão comum. Já foi repórter de Política, editor-adjunto da área, editor-executivo de Cotidiano, editor-executivo do O POVO Online e coordenador de conteúdo digital. Atualmente é editor-chefe de Política e colunista

Érico Firmo política

Postura de Bolsonaro sobre ministro indiciado é coerente

Se Bolsonaro tem até condenado na equipe, que dirá indiciado
Presidente Jair Bolsonaro (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil Presidente Jair Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) mantém Marcelo Álvaro Antônio à frente do Ministério do Turismo, apesar do indiciamento de que o ministro se tornou alvo nesta sexta-feira, 4, pela Polícia Federal do governo do qual é membro.

"O presidente da República aguardará o desenrolar do processo. O ministro permanece no cargo", disse o porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros. A decisão do presidente é coerente com a postura que mantém desde a montagem do governo.

Afinal de contas, está no governo até hoje ministro que não apenas foi indiciado. Que não apenas virou réu. O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, foi condenado por improbidade administrativa, supostamente cometida quando era secretário estadual de São Paulo. A condenação ocorreu em dezembro passado, quando Salles já havia sido anunciado ministro e antes de tomar posse no cargo.

A postura do presidente não tem coerência é com o que ele dizia antes. Em novembro passado, ao ser questionado sobre denúncias contra o Onyx Lorenzoni, àquela altura anunciado ministro da Casa Civil, Bolsonaro afirmou que não manteria no cargo quem se tornasse réu. "Uma vez que uma denúncia for tornando-se robusta, transformando aquela pessoa em réu, nós vamos tomar alguma providência. O Onyx está ciente disso, entre outros que nós temos conversado também", disse o presidente.

Tornar-se réu é um estado posterior ao que está hoje Marcelo Álvaro Antônio. Ele não é réu, é indiciado. Já o de Salles é posterior: o ministro do Meio Ambiente não apenas virou réu como foi condenado.

Alguns dias depois, todavia, o próprio Bolsonaro minimizou essa linha de corte de se tornar réu. "Eu também sou réu no Supremo, e daí?", questionou ele.

Este argumento, de fato, é irrebatível por mim. Afinal, se Bolsonaro era réu no Supremo e virou presidente, como cobrar que ele demita um ministro só por que foi indiciado?

As duas ações em que Bolsonaro é réu foram suspensas após a posse dele como presidente.

Foto do Érico Firmo

É análise política que você procura? Veio ao lugar certo. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?