Logo O POVO+
Bolsonaro chama Paulo Freire de "energúmeno"
Foto de Érico Firmo
clique para exibir bio do colunista

Escreve sobre política, seus bastidores e desdobramentos na vida do cidadão comum. Já foi repórter de Política, editor-adjunto da área, editor-executivo de Cotidiano, editor-executivo do O POVO Online e coordenador de conteúdo digital. Atualmente é editor-chefe de Política e colunista

Érico Firmo política

Bolsonaro chama Paulo Freire de "energúmeno"

O dicionário Houaiss coloca como significados de energúmeno: "pessoa que age com violência, de forma irracional, brutal; desequilibrado, desatinado; indivíduo ignorante; boçal, imbecil"
Tipo Opinião
Paulo Freire em sua biblioteca, em foto de 1995

 (Foto: Acervo do Centro de Referência Paulo Freire.)
Foto: Acervo do Centro de Referência Paulo Freire. Paulo Freire em sua biblioteca, em foto de 1995

O presidente Jair Bolsonaro chamou Paulo Freire, educador e patrono da educação brasileira de "energúmeno". "Tem muito formado aqui em cima dessa filosofia do Paulo Freire da vida, esse energúmeno, ídolo da esquerda", disse o presidente.

Segundo o dicionário Houaiss, energúmeno significa:

1. no Cristianismo primitivo, indivíduo possuído pelo demônio; possesso, endemoniado

2. pessoa que age com violência, de forma irracional, brutal; desequilibrado, desatinado

3. indivíduo ignorante; boçal, imbecil.

A manifestação ocorreu na saída do Palácio da Alvorada, enquanto o presidente fazia críticas à TV Escola.

"Você conhece a programação da TV Escola? Deseduca. (...) Quem assiste a TV Escola? Ninguém assiste. Dinheiro jogado fora".

O presidente afirmou que a TV Escola tinha programação "totalmente de esquerda", que promovia "ideologia de gênero".

"Era uma programação totalmente de esquerda, ideologia de gênero, dinheiro público para ideologia de gênero. Então, tem que mudar. Reflexo, daqui a cinco, 10, 15 anos vai ter reflexo. Os caras estão há 30 anos (no ministério), tem muito formado aqui em cima dessa filosofia do Paulo Freire da vida, esse energúmeno, ídolo da esquerda".

De autoria de Paulo Freire, Pedagogia do Oprimido está entre os 100 livros mais pedidos em universidades de língua inglesa que integram o projeto Open Syllabus. É a única obra brasileira na relação.

Foto do Érico Firmo

É análise política que você procura? Veio ao lugar certo. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?