Logo O POVO+
Olavo de Carvalho divulga vídeo que acusa Bill Gates de "patentear" o coronavírus
Foto de Érico Firmo
clique para exibir bio do colunista

Escreve sobre política, seus bastidores e desdobramentos na vida do cidadão comum. Já foi repórter de Política, editor-adjunto da área, editor-executivo de Cotidiano, editor-executivo do O POVO Online e coordenador de conteúdo digital. Atualmente é editor-chefe de Política e colunista

Érico Firmo política

Olavo de Carvalho divulga vídeo que acusa Bill Gates de "patentear" o coronavírus

O escritor foi o mesmo que indicou os ministros da Educação e das Relações Exteriores de Bolsonaro
Tipo Opinião
Bill Gates fundou a Microsoft (Foto: MANDEL NGAN/AFP)
Foto: MANDEL NGAN/AFP Bill Gates fundou a Microsoft

O escritor conservador Olavo de Carvalho, que mantém leva de seguidores entre os quais está a família presidencial brasileira, compartilhou vídeo no Facebook segundo o qual o empresário Bill Gates, o fundador da Microsoft, patenteou o coronavírus. O objetivo seria redução populacional.

O rapaz que gravou o vídeo fala isso com base em quê? Ele não diz. Não apresenta uma prova, nem ao menos indício. Não se dá o trabalho de elaborar uma teoria mirabolante qualquer. Diz apenas: "A gente fica sabendo que ele (coronavírus) é patenteado por Bill Gates. o Bill Gates patenteou o coronavírus". Simples assim. Joga essa e pronto.

Olavo compartilhou texto com teoria excêntrica
Olavo compartilhou texto com teoria excêntrica

No resto do vídeo, ele se dedica a falar como é séria a epidemia, como os hospitais já não dão conta nem da demanda que já tê, que dirá do coronavírus. Diz ainda que é preciso fechar os transportes da China com o resto do mundo. "Tem de fechar. Ninguém tem que ir pra China". Sugere deixar isolado quem está lá. Se não houver condições de acolher, deixar os brasileiros que estão lá isolados, sem poder voltar. Hollywood já fez filmes sobre isso.

O canal do moço é cheio de assuntos inusuais. Fala Terra plana, da borda do mundo que teria sido encontrada na Antártica, critica Albert Einstein, diz que a Nasa fabrica mentiras e por aí vai. Ainda no tópico coronavírus, ele faz uma associação com o game Resident Evil. 

Olavo de Carvalho, que dá guarida a esse tipo de conteúdo, indicou os ministros da Educação e das Relações Exteriores. Ele mesmo disse isso. E Roberto Alvim, ex-secretário da Cultura demitido após apologia nazista, era discípulo dele. É o pensador que formulou o pensamento do bolsonarismo. Nota-se.

Foto do Érico Firmo

É análise política que você procura? Veio ao lugar certo. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?