Logo O POVO+
Perguntas a serem respondidas na operação dos respiradores
Foto de Érico Firmo
clique para exibir bio do colunista

Escreve sobre política, seus bastidores e desdobramentos na vida do cidadão comum. Já foi repórter de Política, editor-adjunto da área, editor-executivo de Cotidiano, editor-executivo do O POVO Online e coordenador de conteúdo digital. Atualmente é editor-chefe de Política e colunista

Érico Firmo política

Perguntas a serem respondidas na operação dos respiradores

Tipo Opinião
IJF receberia 50 respiradores, que não chegaram. Contrato foi rescindido semana passada (Foto: JÚLIO CAESAR)
Foto: JÚLIO CAESAR IJF receberia 50 respiradores, que não chegaram. Contrato foi rescindido semana passada

A operação que envolve Controladoria Geral da União (CGU), Polícia Federal e Ministério Público Federal do Ceará mira um assunto que tem sido recorrentemente apontado pelos críticos da gestão Roberto Cláudio (PDT). A primeira questão há responder é: há superfaturamento na compra de respiradores pela Prefeitura de Fortaleza?

São apresentados preços pagos pelo Município muito acima dos que estariam sendo praticados por outros entes, inclusive pelo Governo do Ceará. Além disso, os produtos foram pagos e não foram entregues. Tudo isso é muito grave.

Ocorre que há alguns senões. Os contratos já foram rescindidos desde a semana passada. Parte do dinheiro já havia sido devolvida. Outra parte tem ressarcimento aguardado para hoje. E há uma parte pendente, referente a 50 respiradores para o Instituto José Frota (IJF).

Outra questão é que um dos produtos citados para mostrar o sobrepreço, adquirido pelo valor de R$ 61.945,37, é um equipamento diferente. Foi comprado pela Aeronáutica e, conforme a descrição do produto no site da empresa, destina-se a "transportes como ambulâncias, helicópteros, aviões e outras unidades móveis, terrestres ou aéreas". Ou seja, destina-se para uso durante deslocamento de pacientes, instalado em veículos.

Há ainda comparações com equipamentos comprados em 18 de março, em fase ainda inicial da pandemia, quando o País contabilizava quatro mortes. Quando a compra da Prefeitura de Fortaleza foi homologada, já eram mais de cinco mil. Além disso, também foi feita comparação com compra em janeiro, antes da pandemia, quando a busca pelo produto era bem menor.

Um dos pontos indicados na denúncia trata da incapacidade da empresa para fornecer o produto adquirido. Isso parece bastante óbvio. Aliás, isso é relativamente até comum em obras públicas. Há também suspeitas que a empresa tenha se valido de laranjas. Coisas estranhas não faltam.

O prefeito Roberto Cláudio disse que vai acionar a Justiça contra a operação, que foi determinada pela Justiça. Ele aponta motivação política. Esse é um problema da conjuntura. A Polícia Federal acabou de passar pela mais ruidosa troca de comando da sua história, com pedido de demissão do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, com impedimento da posse do diretor-geral que o presidente Jair Bolsonaro escolheu e com inquérito em andamento para investigar interferência política.

Como o prefeito é opositor do presidente, é óbvio que a suspeita seria levantada. Com razão ou para despistar. De uma forma ou outra, a confusão em que a Polícia Federal foi lançada a deixa exposta a esse tipo de questionamento, que não era comum nesse nível. A PF sempre teve respeitabilidade que não dava margem a esse tipo de questionamento.

No meio de tudo isso, surge questão também a esclarecer. A Prefeitura garante que a compra não tem um real de dinheiro federal Seria 100% dinheiro do Município usado na compra. A denúncia diz que houve repasse do Ministério da Saúde, de R$ 62.672.027,69, em 9 de abril. Isso é importante porque a operação envolveu CGU, PF e Justiça Federal. O uso ou não de verba da União é uma questão determinante a ser esclarecida.

O que Bolsonaro espera de sua equipe e como ele gerencia

Ainda sobre o vídeo da reunião ministerial, ele é revelador de várias coisas. Um aspecto que ele expôs em outros momentos, mas nunca ficou tão claro, é a expectativa de que os ministros sejam criticados como ele, não sejam elogiados e não sejam mais populares que ele. "Vocês tem de apanhar junto comigo", diz textualmente. E afirma que demite quem for elogiado. "Tem certos blogs aí que só tem notícia boa de ministro. Eu não sei como! O presidente leva porrada, mas o ministro é elogiado."

O vídeo também mostra o, digamos assim, estilo gerencial. Não há pauta, só verborragia. Falam do que bem entendem - e do que não entendem. Ninguém apresenta um dado, relatório nada. Não imagino uma média empresa gerida desse jeito e dando certo. Tem gente que acha que funciona com um País.

Foto do Érico Firmo

É análise política que você procura? Veio ao lugar certo. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?