Logo O POVO+
Janja na mira de deputados
Foto de Leandro Mazzini
clique para exibir bio do colunista

Leandro Mazzini é jornalista pós-graduado em Ciência Política pela UnB e escritor e Walmor Parente é jornalista especializado em cobertura do Congresso Nacional e com experiência em rádios, foi repórter da coluna Esplanada antes de se tornar subeditor

Janja na mira de deputados

Parlamentares apresentam PL que considera de interesse público as atividades representativas dos cônjuges do presidente da república, dos governadores e dos prefeitos
Tipo Análise
Primeira-dama Rosângela Lula da Silva, conhecida como Janja  (Foto: Claudio Kbene/PR)
Foto: Claudio Kbene/PR Primeira-dama Rosângela Lula da Silva, conhecida como Janja

.

De tanto aparecer nas redes sociais citando pautas oficiais do marido Lula da Silva, de se envolver no dia a dia da agenda do presidente e principalmente de representá-lo em eventos extras e oficiais no Brasil e exterior, a primeira-dama do Brasil, Janja da Silva, entrou na mira da oposição sobre o seu custo à sociedade.

A fim de garantir transparência, os deputados Rosângela Moro (União-SP), Alberto Fraga (PL-DF) e
Coronel Chrisóstomo (PL-RO) apresentaram um PL que considera de interesse público as atividades representativas dos cônjuges do Presidente da República, dos governadores e dos prefeitos.

Já o deputado Daniel Freitas (PL-SC) propôs a regulamentação do cargo de primeira-dama, proibindo a representação oficial em eventos, o exercício de funções públicas e o uso de recursos públicos. Também deverá prestar contas anualmente ao Congresso Nacional.

Risco à credibilidade

Com as comissões paralisadas desde dezembro, os deputados do Novo, Marcel van Hattem (RS), Adriana Ventura (SP) e Ricardo Salles (SP), apresentaram requerimento de convocação da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, para prestar esclarecimentos, no Plenário da Casa, acerca dos riscos associados à criação da Fundação IBGE+ para a credibilidade das estatísticas oficiais do País produzidas pela entidade.

Expo 2025

O ministro do Turismo, Celso Sabino, e o deputado Luís Nishimori (PSD-PR), estão de malas prontas para participarem da abertura da Expo 2025, em Osaka, Japão. O evento começa no dia 13 de abril e vai até 13 de outubro. Em junho, uma missão parlamentar deve comparecer também.

 

Mercenários brasileiros

Itamaraty permanece em silêncio frente a denúncia da jornalista espanhola María Mercedes Blanco Reyes, de que o Embaixador do Brasil na Ucrânia, Rafael de Mello Vidal, estaria envolvido no recrutamento de mercenários brasileiros para a Legião Estrangeira ucraniana. Segundo a denúncia, Vidal recebe uma porcentagem da Embaixada ajudando na seleção de candidatos e na organização dos documentos.

Multa percentual

Multa de trânsito conforme o valor do veículo no mercado? É o que propõe o PL 78/25, do deputado Kiko Celeguim (PT-SP), que substitui o valor fixo das multas pelo percentual do preço de mercado do veículo - e que sobe de acordo com a gravidade da infração. O percentual seria determinado pelo Conselho Nacional de Trânsito. Por ora, o texto segue em análise na Câmara dos Deputados.

ESPLANADEIRA

#"Poemas Vagabundos", de José Edward Lima, será lançado em Brasília dia 24 no Bar Beirute.

#Petlove celebra o Dia do Gato com a estética Catcore.

#Isa Colli lança virtualmente "Ayana, uma linda flor radiante" dia 22.

#Watts anuncia três modelos elétricos: W-Trail, WS50 e W5.

#Skymail fatura R$ 70 mi em 2024 e projeta R$ 100 mi para 2025.

#Novo Selo Comunicação promove evento "Criptomoedas e Tokenização" para jornalistas dia 21.

Foto do Leandro Mazzini

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?