Logo O POVO+
Abin: Espiões cercam o chefe
Foto de Leandro Mazzini
clique para exibir bio do colunista

Leandro Mazzini é jornalista pós-graduado em Ciência Política pela UnB e escritor e Walmor Parente é jornalista especializado em cobertura do Congresso Nacional e com experiência em rádios, foi repórter da coluna Esplanada antes de se tornar subeditor

Abin: Espiões cercam o chefe

Além de denunciar o atual diretor da ABIN, o delegado Luiz Fernando Corrêa, a associação colocará em pauta o ajuizamento de ação civil pública para o seu afastamento imediato
Antes de assumir a Inteligência de Lula, Luiz Fernando Corrêa foi diretor-geral da Polícia Federal no segundo mandato do petista, entre 2007 e 2011 (Foto: Lula Marques/ Agência Brasil)
Foto: Lula Marques/ Agência Brasil Antes de assumir a Inteligência de Lula, Luiz Fernando Corrêa foi diretor-geral da Polícia Federal no segundo mandato do petista, entre 2007 e 2011

A Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) acendeu ontem a sua fogueira de São João, e já tem gente na fila para pular as labaredas – ou nelas cair.

Dia 23, conforme revelamos, a União dos Profissionais de Inteligência do Estado (Intelis), que agrega os agentes, vai realizar Assembleia Extraordinária com temas são muito sérios.

Além de denunciar o atual diretor da ABIN, o delegado Luiz Fernando Corrêa – indiciado pela PF no escândalo da “ABIN paralela” – a associação colocará em pauta o ajuizamento de ação civil pública para o seu afastamento imediato. Os espiões também consideram que não há interface nas atividades.

Acusam a “falta de controle de questões sigilosas por parte da Polícia Federal e do Ministério da Justiça”, e apontam o dedo para o Palácio do Planalto: criticam a falta de diálogo e “o desmonte e congelamento institucional promovidos pelo Governo”.

Na praia

É intenso e muito discreto o approach de mega investidores do setor de cassinos da Ásia e Estados Unidos no Nordeste brasileiro. Emissários e os próprios magnatas russos, americanos e singapurenses têm desembarcado de jatinhos em Natal, Maceió e Fortaleza à procura de grandes terrenos em praias, para construção de resorts, confiantes de que é questão de tempo o Governo aprovar a volta do jogo.

Crise paraguaia

Na esteira da coleção de crises diplomáticas do Brasil, há dois meses a Embaixada do Paraguai em Brasília está sem o seu embaixador. E, até hoje, o Governo não cumpriu promessa do chanceler Mauro Vieira ao seu homólogo paraguaio, de responder às denúncias de suposta espionagem contra autoridades hermanas na Usina binacional de Itaipu. E segue a novela.

Milei e Lula?

Mês que vem será realizada a Cúpula do MERCOSUL, em Buenos Aires, quando a Argentina entregará o comando do bloco ao Brasil. Em dezembro, o presidente Javier Milei não foi ao Uruguai receber o transpasso da presidência do bloco do uruguaio Lacalle Pou. Agora, cabe a ele organizar o evento em que passa o comando a Lula da Silva. Nenhum dos dois ainda confirmou a presença. Deve ficar para os seus vices.

Ativo$ virtuai$

O deputado federal Gabriel Mota (Rep-RR), em conjunto com a OnilX (empresa de compra e venda de criptoativos), apresentou proposta de emenda à MP n.º 1.303/25, sugerindo a retirada das criptomoedas e demais ativos virtuais da alíquota padronizada de 17,5%. O texto destaca que, antes de qualquer pretensão arrecadatória, é necessário firmar um marco regulatório próprio e coerente.

Situação delicada

O ministro da Defesa, José Múcio, está segurando uma barra para ficar no Governo e representar os altos oficiais das Forças Armadas. Os generais não querem comparecer ao Congresso, acham vexatório ter que pedir verba básica de manutenção que lhes é de direito. Há relatos extra-oficiais de que em muitas unidades paga-se a conta de luz e posterga a de água, ou vice-versa.

ESPLANADEIRA

#Conexão Imob Brasília 2025 acontece dia 21/6, às 9h, na Hípica Hall.

#Buser aumenta em 30% a venda de passagens de ônibus no ferido de Corpus Christi.

#32ª edição da ABF Franchising Expo acontece de 25 a 28/6, no Expo Center Norte (SP).

#Rhino fecha parceria com o Terminal BTG em Guarulhos.

#Federação Nacional de Capitalização apoia a 1ª edição do Festival Pacto das Pretas no RJ, em julho.

#Fashion Mall recebe, em setembro, mais uma edição da CASACOR Rio, com o tema "Semear Sonhos".

Foto do Leandro Mazzini

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?