Logo O POVO+
Inelegibilidade de Pablo Marçal é revertida
Comentar
Foto de Leandro Mazzini
clique para exibir bio do colunista

Leandro Mazzini é jornalista pós-graduado em Ciência Política pela UnB e escritor e Walmor Parente é jornalista especializado em cobertura do Congresso Nacional e com experiência em rádios, foi repórter da coluna Esplanada antes de se tornar subeditor

Inelegibilidade de Pablo Marçal é revertida

A ideia do PRTB é lançá-lo na disputa, mas também aceitar convites para diálogos sobre eventual coalizão
Comentar
Pablo Marçal foi candidato a prefeito de São Paulo em 2024 (Foto: Reprodução/Instagram/Pablo Marçal)
Foto: Reprodução/Instagram/Pablo Marçal Pablo Marçal foi candidato a prefeito de São Paulo em 2024

O PRTB está comemorando a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) paulista que derrubou a inelegibilidade de Pablo Marçal.

Depois do “estrago” que o coach outsider causou em candidaturas de políticos tradicionais em São Paulo, na disputa pela prefeitura, o partido aposta tudo em seu nome para embolar o quadro da disputa presidencial de 2026.

Consideram que o pleito municipal foi uma grande vitrine eleitoral para aquele que, para a oposição, é um boquirroto. A ideia do PRTB é lançá-lo na disputa, mas também aceitar convites para diálogos sobre eventual coalizão.

Chapa pronta

Jair Bolsonaro só não anunciou ainda Tarcísio de Freitas como o seu candidato a presidente por causa do Republicanos – que está super assediado pelo Governo Lula e mantém (por ora) a fidelidade ao PL (leia-se mais Valdemar da Costa Neto).

Mas o projeto é, independentemente do partido que escolher, o governador sair na cabeça de chapa e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o filho Zero Um, como vice.

Do lado de lá

Quatro deputados húngaros visitaram a Câmara na quinta-feira, 13, depois de passarem pelo Rio de Janeiro e a caminho de Belém, para a COP30.

Aliados do presidente de ultra-direita Viktor Orbán, eles se reuniram com colegas da Câmara, com os palacianos de olho à espreita. A turma, que elogia o ex-presidente Bolsonaro, é vista no Governo com desconfiança, por questões ideológicas.

Seu passaporte

A assessoria parlamentar da Polícia Federal fez alguns avanços, mas sofreu ao “passar o chapéu” num Congresso cheio de alvos. Não conseguiram encaixar emendas à Lei Orçamentária, apesar das duas semanas de pressões junto aos deputados.

Na Comissão de Relações Exteriores, presidida por Filipe Barros (PL-PR), investigado pela PF e STF, pediram dinheiro para a emissão de passaportes.

Odor eleitoral

Na COP30, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), anunciou instalação do “1º aterro sanitário do AM”. Ele diz que o projeto integra ações de transição energética.

A população local e lideranças denunciam que não foram consultados e que não foi apresentado EIA-RIMA. O deputado Amon Mandel (Cidadania-AM) acionou MPF, MPE e o TCE e pediu visita técnica da Comissão de Meio Ambiente da Câmara.

Energia x desmate

“Com mais de 50% da matriz energética renovável, Brasil pode liderar o Sul Global no combate à crise climática, mas precisa enfrentar o desmatamento”. A opinião é do economista Otaviano Canuto, ex-diretor do FMI e do Banco Mundial. Ele é o entrevistado do 3º episódio do videocast “Clima na Economia”, no canal do Instituto Clima e Sociedade (iCS) no YouTube.

ESPLANADEIRA

#Ex-jogador Rômulo Caldeira cria a REInvestidor e atua como educador financeiro.

#Pesquisa Miti revela que mais de 1/3 das empresas ainda falha em cibersegurança...

#Ânima discute temas antirracistas, educação e inclusão da população negra.

#Xeque Mate Bebidas lança Mascate Drinks e projeta o Carnaval.

#Oktoberfests 2025 atraíram 1,16 mi de pessoas e R$ 96,9 mi em vendas, segundo a Imply.

#Holding SM lança mentoria “Anti-Heróis” para líderes reais da gestão.

#Espaço Facial antecipa as ofertas da Black Friday com condições especiais.

Foto do Leandro Mazzini

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?