Logo O POVO+
Lembranças à mesa com Vera e Reino Rae
Foto de Fernando Barroso
clique para exibir bio do colunista

Fernando Barroso é chef de cozinha e nome à frente do projeto Ceará à Mesa

Fernando Barroso gastronomia

Lembranças à mesa com Vera e Reino Rae

Família Bezerra Rae (Foto: Fernando Barroso)
Foto: Fernando Barroso Família Bezerra Rae

Os povos com histórias seculares resgatam a fraternidade como base do convívio humano, suporte e energia da vida. Quantas lembranças positivas; legado recebido nos encontros mensais das sextas-feiras, no escritório ateliê de Vera Bezerra e Reino Rae, união exemplar dos hábitos e costumes das Famílias Bezerra cearense e Rae friburguense; Rae nasceu com forte calor humano, mesmo tendo DNA das terras frias da Finlândia; em conjunto com Vera desenvolveu a arte de receber, preparar e servir o melhor alimento, agasalhado pelo calor da família (Vera, a anfitriã, cearense da gema, filhos, parentes, afins e amigos).

A República da Finlândia ocupa a honrosa posição de ser pole-position no IDH - Índice de Desenvolvimento Humano que mede a qualidade de vida no Planeta Terra. Transposto para o calor dos trópicos; Vera e Rea imortalizam os melhores conceitos de maturidade, equilíbrio e precisão na arte do bem receber.

Diria que na Rua Joaquim Sá, 899, nasceu medida, lugar e momento certo para o singular acolher dos Vera Bezerra e Reino Pecala Rae. Os princípios gastronômicos exercidos plenamente: pesquisa, estudo e planejamento. Receitas, técnicas e especialmente ingredientes sempre com origem qualificada, tudo harmonizado com vinhos corretos no preço e equilibrados nos sabores e aromas. Sem erro.

Numa sexta-feira, dia 23.04.2010, recém-chegado da Pauliceia, Reino elegeu como vedete do encontro o pernil suíno precoce, de raça qualificada, abatido ainda jovem. Um primor. Só para lembrar, a carne suína é a proteína animal mais consumida no Planeta Terra.

A experiência dos Rae com o pernil suíno de aproximadamente 3 kg tem início com o descongelamento, com antecedência, na geladeira. Já na véspera, são espremidos 6 limões tipo Taiti, coados e reservados. Em seguida, pica-se 4 talos de salsinha, 3 cebolas médias e 1 maço pequeno de tomilho; espreme-se 6 dentes e lamine 4 dentes de alho; e corta-se 50 gramas de bacon. Nasce, então, a mistura mágica: alho espremido, cebola, salsinha, tomilho, sumo dos limões, 1 copo baixo com vinho branco seco, pimenta do reino moída na hora e sal. O próximo passo é furar o pernil, enfiar-lhe o bacon cortado e alho laminado.

Por fim, coloque o pernil em saco plástico; adicione a mistura mágica e deixe marinar por 24 horas na geladeira. O milagre da marinada gera aromas e sabores, tornando o pernil suíno mais úmido e tenro. Eis a receita da Família Bezerra Rae.

No dia de servir, banhe o pernil no suco de 3 laranjas e leve ao forno preaquecido a 180 graus por 3 horas, dê uma virada na metade desse tempo. Pronto o assado perfeito, cujo resultado é uma carne macia e suculenta, o molho reservado da marinada é coado e reduzido em fogo baixo. Entra, então, em cena 3 cebolas grandes fatiadas formadoras de um assento para o pernil já assado. A união de 1 colher de sopa de mostarda com 4 colheres de sopa de mel de abelha produz o laqueado final do suíno dos Bezerra Rae. Por fim, um rápido dourar em forno bem quente.

A obra culinária está pronta. É só degustar. Obrigado Vera e Rae. Obrigado Vida.

Foto do Fernando Barroso

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?