Logo O POVO+
Chef Nem, o Rei da Língua Bovina
Foto de Fernando Barroso
clique para exibir bio do colunista

Fernando Barroso é chef de cozinha e nome à frente do projeto Ceará à Mesa

Fernando Barroso gastronomia

Chef Nem, o Rei da Língua Bovina

|.
Tipo Opinião
Chef Nem, o Rei da Língua (Foto: divulgação)
Foto: divulgação Chef Nem, o Rei da Língua

A consagrada língua ofertada pelo Restaurante Nem: Rei da Língua, no Mercado São Sebastião, Centro de Fortaleza, nasceu dos ensinamentos culinários de sua Mãezinha, Dona Rosa Serafim. Nem foi literalmente criado e marinado com os temperos, receitas e segredos da Dona Rosa. A língua bovina é carne nutritiva e saborosa, de consistência rija, requer cozimento longo, até amaciar. Ela é uma carne que possui fontes de proteínas e minerais, como vitaminas dos complexos A, B, C e D, além dos componentes fósforo, ferro e cálcio, entre outros. Portanto, a língua de boi, como outras proteínas de base animal, fornece para o organismo todos os aminoácidos essenciais para o corpo.

Embora possa fazer sua pele arrepiar só de olhar, a língua é um músculo e, na verdade, tem mais gosto de carne normal do que de miudezas, sem aquele sabor distintivo de 'miudezas' como fígado ou rins. É um corte de carne tenro e saboroso devido ao seu teor de gordura saudável. No México, a língua bovina é muito usada para recheio dos tradicionais tacos e burritos, e nos Estados Unidos em recheios de sanduíches.

Os alemães costumam comer a carne com acompanhamento de molhoroux branco com vinagre e alcaparras, comum também na culinária polonesa. Já na França e Bélgica a iguaria é servida com molho madeira e cogumelos.

Japão, Portugal, Itália, entre outros países além de consumir, também exportam língua de boi, como o Canadá que é um dos principais exportadores desse corte. Essa receita do Chef Nem vem sendo praticada e aperfeiçoada nos últimos 33 anos; sendo um dos segredos limpar e deixar marinar no vinagre e limão por 1 hora; depois é panela de pressão por 25 minutos e então fazer o acabamento do molho.

Outros pratos como assado de panela; buchada, carneiro, panelada, porco, sarapatel e sarrabulho são igualmente preparados pelas abençoadas Mãos do Filho da Dona ROSA. Vale conhecer e degustar.

Viva a vida!!!

Foto do Fernando Barroso

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?