Logo O POVO+
Ceará 3x1 Bahia: com gols, Fernando Sobral, Cleber e Mateus Gonçalves escreveram histórias de superação
Foto de Fernando Graziani
clique para exibir bio do colunista

Editor Chefe de Esportes do O POVO; apresentador do Esportes do Povo no Canal FDR e nas rádios O POVO CBN e CBN Cariri e plataformas digitais; comentarista de esportes da Rádio O POVO CBN/CBN Cariri. Além de Comunicação, é formado em Direito

Ceará 3x1 Bahia: com gols, Fernando Sobral, Cleber e Mateus Gonçalves escreveram histórias de superação

Tipo Opinião
Cleber ergue os braços para comemorar segundo gol do Ceará sobre o Bahia. (Foto Felipe Santos/cearasc.com) (Foto: Felipe Santos/cearasc.com)
Foto: Felipe Santos/cearasc.com Cleber ergue os braços para comemorar segundo gol do Ceará sobre o Bahia. (Foto Felipe Santos/cearasc.com)

Converse com Cleber e pergunte se em fevereiro de 2020, quando ainda fazia seus gols pelo Barbalha, ele imaginava que seria titular do Ceará na Copa do Nordeste e faria o gol da virada do Alvinegro no primeiro jogo da final, diante do Bahia, em Salvador. Independente da resposta, foi exatamente o que ocorreu em Pituaçu, na relevante vitória do Ceará por 3 a 1, primeiro jogo da final do torneio, neste sábado.

Aos 23 anos, o atacante foi anunciado em março deste ano. Para contratá-lo, o clube quintuplicou seu salário no primeiro ano do acordo, programou aumentos anuais, facilitou compra de carro e aluguel de casa, fora as luvas investidas de cerca de R$ 300 mil.

Durante os treinamentos, enquanto o futebol estava paralisado, Cleber ganhou a confiança do técnico Guto Ferreira, que o escolheu para ser titular na retomada da competição regional. Mostrou competitividade, poder de marcação dos zagueiros adversários, boa movimentação e importante presença de área, já que Guto queria atuar com um centroavante, Foi assim, ao receber passe preciso de Samuel Xavier, que fez seu primeiro tento, em bela cabeçada, com a camisa do Ceará. E logo numa final.

O primeiro tento do Ceará no confronto - e o mais relevante, entendo, já que o Bahia tinha acabado de abrir o placar - também tem uma história importante, de superação. Fernando Sobral, desde o ano passado no Ceará, tinha até pouco tempo bastante antipatia da torcida, que o criticava com frequência. O atleta não tem um jogo vistoso, marca poucos gols, mas taticamente cumpre muito bem determinações táticas e Guto Ferreira não teve receio algum em apostar no jogador. Pelo lado do campo, quase como um lateral direito quando o time está sem a bola, Fernando é um marcador severo e um brigador quando o time ataca. Foi assim, pressionando a zaga adversária, que provocou o erro de Juninho Capixaba e empatou a partida empurrando para o gol sem goleiro.

Já Mateus Gonçalves deu números finais ao placar. O atacante velocista chegou ao Alvinegro para a Série A 2019, mas perdeu espaço em 2020, muito em função das diversas contratações ofensivas que o clube fez para a atual temporada. A oportunidade, entretanto, aparece quando menos se espera. E entrando na segunda etapa, aproveitou assistência do goleiro Fernando Prass, fez ótima jogada pela esquerda e deixou sua marca.

Foto do Fernando Graziani

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?