Logo O POVO+
Grêmio fez consulta ao Ceará por Cléber; saiba detalhes
Foto de Fernando Graziani
clique para exibir bio do colunista

Editor Chefe de Esportes do O POVO; apresentador do Esportes do Povo no Canal FDR e nas rádios O POVO CBN e CBN Cariri e plataformas digitais; comentarista de esportes da Rádio O POVO CBN/CBN Cariri. Além de Comunicação, é formado em Direito

Grêmio fez consulta ao Ceará por Cléber; saiba detalhes

Após ótimo início no Vovô, centroavante de 23 anos chamou a atenção do mercado nacional
Cléber já marcou seis gols pelo Ceará  (Foto: Aurelio Alves/ O POVO). (Foto: Aurelio Alves/ O POVO)
Foto: Aurelio Alves/ O POVO Cléber já marcou seis gols pelo Ceará (Foto: Aurelio Alves/ O POVO).

Por Lucas Mota, repórter de Esportes do O POVO

Dez jogos e cinco gols marcados nas finais da Copa do Nordeste e no início da Série a do Campeonato Brasileiro. Os ótimos números de Cléber pelo Ceará chamaram a atenção do mercado nacional. Recentemente, o Grêmio, que está à procura de um centroavante, fez consulta à diretoria do Alvinegro pelo centroavante de 23 anos.

A coluna confirmou que houve contato entre os clubes. Entretanto, no primeiro momento, o interesse da diretoria do Imortal não se concretizou em proposta, principalmente porque foi informada da impossibilidade de Cléber atuar pela equipe na Série A. O jogador disputou a Copa do Brasil pelo Barbalha e a Série A pelo Vovô.

Até a temporada de 2020, a regra é que um atleta só pode disputar duas competições nacionais por dois clubes diferentes. Portanto, o centroavante já se enquadrava no regulamento definido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e não poderia atuar no Brasileirão por mais uma equipe.

Mas devido à pandemia do novo coronavírus, que atingiu o calendário do futebol mundial, a Fifa alterou o regulamento sobre transferências. Em junho, a entidade comunicou as mudanças temporárias, permitindo que um jogador possa ser registrado em até três clubes diferentes.

O próprio Ceará, inicialmente, trabalhava com a impossibilidade de Cléber defender outra equipe no Brasileirão. A coluna apurou que a CBF já confirmou aos clubes de que a mudança anunciada pela Fifa está valendo no futebol brasileiro.

Depois do primeiro contato, o Grêmio não fez mais nenhuma nova consulta pelo atacante. Em entrevista no último dia 15 de agosto à Rádio O POVO CBN, o presidente Robinson de Castro confirmou que clubes brasileiros chegaram a procurar o Ceará interessados no centroavante, mas não revelou quais. 

Internamente, o Alvinegro do Porangabuçu não tem qualquer interesse em vender Cléber. Em pouco tempo de clube, o dono da camisa 89 se tornou uma das principais peças do setor ofensivo do Vovô e divide a vice-artilharia no elenco com Rafael Sobis, com cinco gols.

O atleta foi contratado pelo Ceará em março após se destacar no Campeonato Cearense pelo Barbalha. Ele se juntou ao elenco do novo clube apenas em junho, na retomada dos treinos em meio à pandemia da Covid-19. Com a volta dos jogos, o centroavante ganhou rapidamente a confiança de Guto Ferreira, se tornou titular no lugar de Rafael Sobis e passou a ser decisivo com gols.

Com o desempenho em campo, o Alvinegro reajustou o contrato dele com aumentos salarial e da multa rescisória e acréscimo no tempo de vínculo até 2023.

A multa rescisória no mercado nacional saltou de R$ 25 milhões para R$ 50 milhões. Já para clubes do exterior saiu de 25 milhões de euros para 50 milhões de euros. Além disso, o salário do jogador dobrou.

Foto do Fernando Graziani

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?