Logo O POVO+
Arrancada: as 10 rodadas que selaram o destino do Ceará na Série A
Foto de Fernando Graziani
clique para exibir bio do colunista

Editor Chefe de Esportes do O POVO; apresentador do Esportes do Povo no Canal FDR e nas rádios O POVO CBN e CBN Cariri e plataformas digitais; comentarista de esportes da Rádio O POVO CBN/CBN Cariri. Além de Comunicação, é formado em Direito

Arrancada: as 10 rodadas que selaram o destino do Ceará na Série A

Tipo Notícia
Ceará goleou o Vasco fora de casa na Série A (Foto: Felipe Santos/cearasc.com)
Foto: Felipe Santos/cearasc.com Ceará goleou o Vasco fora de casa na Série A

Um olhar para a classificação da Série A levando em consideração as 10 rodadas mais recentes - da 23 até 32 - mostra o Ceará na terceira colocação, com 19 pontos em 30 possíveis, atrás apenas de Inter (com incríveis 26 pontos e por isso hoje com folga na liderança e favorito ao título) e o Corinthians, com 20.

Até então o Alvinegro, que esteve na zona de rebaixamento apenas no início da competição (rodadas 3, 4 e 5) vinha frequentando basicamente a janela da 11a. até a 14a. colocações, muito em função da oscilação na campanha, que custava a ter regularidade. Para se ter uma ideia, na rodada 22 o time tinha 39,4% de aproveitamento.

A história começou a mudar na partida da rodada 23, quando o Ceará goleou o Vasco por 4 a 1, fora de casa, e na sequência, também como visitante, bateu o Bahia por 2 a 0. Foram seis pontos fundamentais e uma confiança até então não obtida, que serviu como combustível para a equipe estar onde está neste momento.

No total, nesses 10 jogos recentes em que o clube marcou 19 gols (média ótima de quase dois gols por jogo) e tem a terceira melhor campanha da primeira divisão, foram seis vitórias (Vasco, Bahia, Fortaleza, Flamengo, Goiás e Palmeiras), um empate (Santos) e três derrotas (todas em casa, para Atlético-GO, Inter e Bragantino), aproveitamento excelente de 63.3% dos pontos.

Já garantido com folga pela quarta temporada seguida na Série A, o Ceará agora pode aproveitar a parte boa da competição, ou seja, alcançar pontos para saber qual competição internacional vai disputar em 2021. Enquanto isso, sua torcida vive um momento diferente de 2018 e 2019, quando viu a equipe escapar do rebaixamento nas rodadas derradeiras. Alívio e alegria.

Foto do Fernando Graziani

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?