Logo O POVO+
Fortaleza terminará ano com recorde no ranking da CBF
Foto de Fernando Graziani
clique para exibir bio do colunista

Editor Chefe de Esportes do O POVO; apresentador do Esportes do Povo no Canal FDR e nas rádios O POVO CBN e CBN Cariri e plataformas digitais; comentarista de esportes da Rádio O POVO CBN/CBN Cariri. Além de Comunicação, é formado em Direito

Fortaleza terminará ano com recorde no ranking da CBF

O bom momento para comemorar do Fortaleza, a nova chance de recomeço do Ceará e uma sugestão de série de documentários na Netflix estão entre as notas da semana
Classificação do Fortaleza na Copa do Brasil garante uma bela subida no ranking da CBF (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Classificação do Fortaleza na Copa do Brasil garante uma bela subida no ranking da CBF

Com a pontuação já garantida por ser semifinalista da Copa do Brasil, o Fortaleza já sabe que aparecerá no ranking da CBF da próxima temporada no mínimo na 11ª colocação, seu melhor momento na história. Atualmente o clube é o 18º colocado, enquanto o Ceará é o 14º lugar.

É importante lembrar que o ranking, atualizado sempre em dezembro de cada ano, leva em consideração apenas a classificação de todas as séries do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, estipulando pesos diferentes para as cinco campanhas mais recentes. Assim, no ranking para o início da temporada 2022, serão avaliadas as colocações e seus respectivos pesos dos anos de 2021 (ainda inacabado), 2020, 2019, 2018 e 2017. Nesse período o Fortaleza só fez crescer de desempenho, o que explica o crescimento perene. Na lista de dezembro de 2016, o Tricolor era o número 40.

O orgulho que não tem preço

Por mais que a premiação para chegar até as semifinais da Copa do Brasil seja marcante (o Fortaleza arrecadou R$ 7,3 milhões por eliminar o São Paulo, totalizando R$ 17,2 milhões em toda a competição), é o orgulho de ver a equipe entre as quatro melhores da competição que move e motiva o torcedor. Evidentemente que o fator financeiro gera tranquilidade ao clube, ainda mais em uma temporada sem arrecadação das arquibancadas e com número de sócios em baixa. Porém, ver o time jogando bem técnica e taticamente, impondo seu estilo com intensidade e entrosamento, é o mais relevante. E aí não existe preço algum. É a alegria que gruda na memória e jamais sairá.

Nova chance de recomeço

Após uma estreia — derrota para o Grêmio por 2 a 0 — em que não conseguiu fazer o time mostrar nenhuma evolução tática, apesar dos 10 dias de treinamento seguidos, Tiago Nunes tem hoje outra oportunidade de começar a ganhar a confiança do torcedor do Ceará.

Contra o Santos, no Castelão, mais do que jogar bem, a equipe necessita muito da vitória. São 24 pontos somados até agora, distante três apenas da zona do rebaixamento (o América-MG, com 21 pontos, abre o Z-4), e uma série de equipes nos calcanhares: o próprio Santos (23 pontos), o Juventude (também 23), além de Bahia e São Paulo (22 pontos). Assim, bater o Peixe fará a equipe abrir quatro pontos do rival e tendo ainda um jogo a menos, uma tranquilidade extremamente relevante para a sequência do trabalho.

Para ver com atenção

A série de documentários "Untold", disponível na Netflix, é um primor. São cinco episódios, todos com histórias impactantes do esporte dos EUA. Para além do conteúdo, o talento na execução vale demais. Basquete, tênis, hóquei no gelo, boxe e atletismo foram os temas escolhidos pelos criadores. Basta ir na procura do streaming, digitar "Untold" que a coleção aparece com suas respectivas prévias e trailers. Briga na NBA e Fish x Federer são os meus preferidos, mas o nível geral é fabuloso.

Foto do Fernando Graziani

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?