Logo O POVO+
Fortaleza e Pikachu notáveis, Ceará com desafio em casa e o melhor jogo da seleção brasileira
Foto de Fernando Graziani
clique para exibir bio do colunista

Editor Chefe de Esportes do O POVO; apresentador do Esportes do Povo no Canal FDR e nas rádios O POVO CBN e CBN Cariri e plataformas digitais; comentarista de esportes da Rádio O POVO CBN/CBN Cariri. Além de Comunicação, é formado em Direito

Fortaleza e Pikachu notáveis, Ceará com desafio em casa e o melhor jogo da seleção brasileira

Análise sobre a campanha notável do Fortaleza na Série A, os números decisivos de Pikachu, o confronto difícil do Ceará e os destaques da seleção brasileira
Yago Pikachu marcou, de pênalti, o gol que selou a vitória do Fortaleza diante da Chapecoense pela Série A.  (Foto: Leonardo Moreira /FortalezaEC)
Foto: Leonardo Moreira /FortalezaEC Yago Pikachu marcou, de pênalti, o gol que selou a vitória do Fortaleza diante da Chapecoense pela Série A.

SEGUE NOTÁVEL a campanha do Fortaleza na Série A, terceiro colocado. Sob todos os aspectos, o elenco tem tido uma jornada marcante, liderado por um Juan Pablo Vojvoda que já fez histórica a sua passagem. Um dos exemplos é o desempenho como visitante na Série A do Campeonato Brasileiro. Ontem a equipe bateu a Chapecoense por 2 a 1 e agora tem 21 pontos atuando fora de casa, um dos melhores times no critério. A diferença para a temporada 2020 é impressionante, quando foram só 11 pontos somados em 19 jogos, o pior visitante.

Restando apenas 11 partidas para o Fortaleza na Série A, a grande luta do Tricolor, por mérito, não é apenas conseguir uma vaga na Libertadores de América 2022. O objetivo é cravar uma vaga direta na fase de grupos da principal competição da América do Sul. Ela vale muito mais do uma eventual pré-Libertadores, que pode eliminar a equipe em dois jogos. Na fase de grupos, são seis jogos garantidos e milhões de reais na conta.

PIKACHU é o melhor jogador do Fortaleza no Campeonato Brasileiro. São sete gols e cinco assistências, líder do time em participação direta nos tentos anotados. O ala também está entre os melhores jogadores de todo o campeonato. Atuações e números não deixam dúvida.

O CEARÁ tem um jogo extremamente difícil hoje no Castelão. Apesar da equipe ter uma ótima campanha como mandante (terceiro melhor aproveitamento, com 23 pontos conquistados em 36 disputados), o Bragantino é o chamado osso duro de roer quando viaja. Atuando como visitante, o time do interior de São Paulo tem a segunda melhor campanha (24 pontos ganhos em 36 disputados) e faz um jogo frio, aguardando o adversário e saindo muito rápido para o campo ofensivo. Como a campanha do Ceará fora de casa tem deixado muito a desejar - é a pior entre os 20 clubes da Série A - é no Castelão que a equipe precisa garantir os pontos necessários para garantir vaga na Sul-Americana e se afastar da zona do rebaixamento.

TIAGO NUNES optou por fazer alterações no Ceará de um jogo para o outro, mas tem dado poucos minutos a jogadores com potencial maior para ajudar o sistema ofensivo, casos de Erick e Lima. É justamente no ataque que os problemas do elenco são mais evidentes.

A SEMANA marcou uma das melhores atuações do Brasil sob o comando de Tite. Ao vencer o Uruguai por 4 a 1, na quinta-feira, jogo válido pelas Eliminatórias para Copa do Mundo de 2022, a seleção brasileira conseguiu mostrar uma rara aproximação entre os setores do campo, motivo essencial para a goleada. O jogo, entretanto, ainda é um exemplo raro recente, porque a equipe continua apresentando muito menos qualidade técnica e tática em relação aos principais times europeus.

RAPHINHA, destaque do Leeds-ING, é um jogador ainda desconhecido do público brasileiro - se ele der um passeio pela Praça do Ferreira, a chance de ser reconhecido é perto de zero - mas aproveitou bem demais a oportunidade e agora não há mais como sair do time. Aos 24 anos, com passagens por times de Portugal e da França antes de chegar a Inglaterra, o atacante atuou com grande intensidade, qualidade no passe, movimentação inteligente e precisão nas finalizações.

 

Foto do Fernando Graziani

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?