Logo O POVO+
Fortaleza: cansaço não é desculpa no estadual
Foto de Fernando Graziani
clique para exibir bio do colunista

Editor Chefe de Esportes do O POVO; apresentador do Esportes do Povo no Canal FDR e nas rádios O POVO CBN e CBN Cariri e plataformas digitais; comentarista de esportes da Rádio O POVO CBN/CBN Cariri. Além de Comunicação, é formado em Direito

Fortaleza: cansaço não é desculpa no estadual

Leão e Raposa empataram sem gols no Castelão (Foto: KELY PEREIRA/AE)
Foto: KELY PEREIRA/AE Leão e Raposa empataram sem gols no Castelão

O empate sem gols no primeiro jogo da final do Campeonato Cearense entre Caucaia e Fortaleza foi tecnicamente muito problemático, especialmente por parte do time comandado por Juan Pablo Vojvoda. Claro que a escalação esteve totalmente diferente daquela que entrou em campo no triunfo da quarta-feira contra o Vitória, pela Copa do Brasil (3 a 0), mas ainda assim a equipe criou muito pouco, esbarrou na falta de intensidade, nos erros de passe e na desatenção corriqueira em jogos importantes da temporada. A falta de iniciativa também chamou atenção negativamente. Raramente se viu um jogador chamando a responsabilidade, arriscando finalização de fora da área ou tentando fazer algo para sair de um cenário que mereceu as vaias dos pouco mais de três mil pagantes no Castelão.

Para o jogo de hoje, o que se imagina do treinador é que o time seja muito parecido com o de quarta-feira, até porque não se cogita uma partida valendo título que não atuem os melhores. O tetra estadual para o Fortaleza e para sua torcida têm relevância histórica e por mais que o torneio hoje tenha menos importância, é jogo de taça. Aos jogadores, como bem avaliou o ala Yago Pikachu após o 0 a 0 diante do Caucaia, não cabe em absoluto as desculpas de cansaço, até porque estão enfrentando um adversário bem inferior tecnicamente, por mais que tenha mostrado bastante obediência tática e alma, fruto de mais um trabalho bem executado do técnico Roberto Carlos.

Diretoria e comissão técnica do Ceará não gostaram do adiamento do Clássico-Rei, que seria disputado neste fim de semana, pela Série A. Ocorre que nada poderia ser feito e o Alvinegro ficará com um jogo a menos - assim como o Fortaleza - em relação a maioria dos times na Série A do Campeonato Brasileiro. Fosse o Ceará na final do estadual ocorreria exatamente a mesma situação, por isso as manifestações sobre o adiamento determinado pela CBF foram discretas. De todo modo a equipe consegue então se preparar melhor fisicamente para a importante partida da terceira fase da Copa Sul-Americana, no Paraguai, contra o General Caballero, terça-feira que vem. Com seis pontos em duas rodadas, uma nova vitória do Ceará deixa o time em ótimas condições de ficar com a primeira vaga do grupo e garantir lugar nas oitavas de final da competição internacional, algo inédito para o futebol cearense.

Já na Copa do Brasil, o Alvinegro realizou uma partida correta contra o Tombense e venceu por 2 a 0, tentos de Vina, disparadamente o melhor jogador do Ceará. Foram dois belos gols, um em cada tempo, e a vitória fora de casa deixa o elenco comandado por Dorival Júnior em excelente situação para confirmar vaga para as oitavas de final e faturar mais R$ 3 milhões.

Cotado para deixar o Manchester City ao final da temporada - o Arsenal tem interesse - Gabriel Jesus teve uma atuação brilhante e marcou quatro gols na vitória do seu time sobre o Watford, neste sábado, placar de 5 a 1. Além dos tentos, o atacante brasileiro, ainda muito criticado por aqui por causa das atuações ruins na Copa da Rússia - deu assistência para o belo gol de Rodrigo. Com o resultado, o City manteve a liderança do Campeonato Inglês, mas tem o Liverpool na sua cola.

Foto do Fernando Graziani

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?