Logo O POVO+
Ceará 2 x 2 Flamengo: empate e várias interpretações
Foto de Fernando Graziani
clique para exibir bio do colunista

Editor Chefe de Esportes do O POVO; apresentador do Esportes do Povo no Canal FDR e nas rádios O POVO CBN e CBN Cariri e plataformas digitais; comentarista de esportes da Rádio O POVO CBN/CBN Cariri. Além de Comunicação, é formado em Direito

Ceará 2 x 2 Flamengo: empate e várias interpretações

O 2 a 2 pode ser comemorado pelo empenho de um time que conseguiu superar diversas contusões, inclusive a de Vina, no começo da partida, e fez o gol definidor do placar já no final do tempo regulamentar - belo gol de Nino Paraíba
Ceará x Flamengo, na Arena Castelão, válido pela sexta rodada do Brasileirão Série A 2022 (Foto: Aurélio Alves/O POVO)
Foto: Aurélio Alves/O POVO Ceará x Flamengo, na Arena Castelão, válido pela sexta rodada do Brasileirão Série A 2022

A igualdade do placar entre Ceará e Flamengo, neste sábado, 14, no Castelão, guarda diversas interpretações. O 2 a 2 pode ser comemorado pelo empenho de um time que conseguiu superar diversas contusões, inclusive a de Vina, no começo da partida, e fez o gol definidor do placar já no final do tempo regulamentar - belo gol de Nino Paraíba - quando jogou melhor do que um adversário com elenco bastante superior.

O ponto ganho, entretanto, pode ser lamentado porque mantém a equipe na zona de rebaixamento, com uma campanha de quatro pontos ganhos em 15 disputados e um sistema defensivo que falhou nas bolas aéreas mais uma vez. Como nada na vida tem apenas dois lados, é possível também considerar o equilíbrio entre os aspectos positivos e negativos, além de valorizar uma atuação tática diferente colocada por Dorival, desta vez com apenas dois volantes, fugindo do esquema que o técnico vinha utilizando, com três atletas de mais marcação.

Independentemente do resultado de ontem (15/5), entretanto, o Ceará precisa voltar atenções para o encontro diante do General Caballero, na terça-feira, novamente no Castelão, pela Sul-Americana. Uma vitória por qualquer placar já garante ao Alvinegro a oportunidade de, ao menos, jogar por um empate em Buenos Aires diante do Independiente, no dia 25 de maio, rodada final da fase de grupos. Ainda em caso de vitória do Ceará, se o Independiente não vencer o La Guaira, o time comandado por Dorival Júnior se classifica com uma rodada de antecedência para as oitavas de final do torneio internacional. Há outras hipóteses e saberemos qual será a vitoriosa.

Depois de se classificar com tranquilidade para as oitavas de final da Copa do Brasil na quinta-feira, o Fortaleza visita o Botafogo, neste domingo, às 18 horas. A campanha na Série A é preocupante - um ponto em 12 disputados, ocupando a lanterna da competição - mas o nível do futebol apresentado nos quatro jogos sugere um aumento de pontuação em breve.

Ocorre, como tenho escrito semanalmente, que o Brasileirão não aceita desaforo. Quando menos se espera o tempo passa e restará apenas a briga contra a Série B. Assim, não resta outra alternativa para o técnico Juan Pablo Vojvoda a não ser escalar o melhor time possível na partida do Rio de Janeiro, ainda que na quarta-feira tenha um duelo importantíssimo pela Libertadores, contra o Alianza, em Lima. A vitória no Peru mantém as chances do time de passar para as oitavas da Libertadores - independentemente do resultado entre River x Colo Colo - e garante, no mínimo, lugar nas oitavas da Sul-Americana.

Ainda sobre o Fortaleza, o convite da CBF para o presidente do clube, Marcelo Paz, chefiar a delegação da seleção brasileira nos amistosos preparatórios de junho para a Copa do Mundo mostra o prestígio atual do dirigente. Recentemente ele recusou convite para o cargo de SEO do Botafogo, já sob o comando de John Textor, agora dono da maioria das ações do clube. Marcelo Paz, de forma natural, vem se tornando também uma liderança nacional em gestão esportiva e nas discussões da formação de uma liga nacional. Não é por acaso.

Foto do Fernando Graziani

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?