Logo O POVO+
O empate do Ceará e o desafio do Fortaleza
Foto de Fernando Graziani
clique para exibir bio do colunista

Editor Chefe de Esportes do O POVO; apresentador do Esportes do Povo no Canal FDR e nas rádios O POVO CBN e CBN Cariri e plataformas digitais; comentarista de esportes da Rádio O POVO CBN/CBN Cariri. Além de Comunicação, é formado em Direito

O empate do Ceará e o desafio do Fortaleza

Botafogo x Ceará, no estádio Nilton Santos, válido pela 21ª rodada do Brasileirão 2022 (Foto: Felipe Santos/CearaSC)
Foto: Felipe Santos/CearaSC Botafogo x Ceará, no estádio Nilton Santos, válido pela 21ª rodada do Brasileirão 2022

O Ceará deixou de ganhar três pontos diante do frágil Botafogo, no Rio de Janeiro. Apesar de levar o gol no começo da partida, soube colocar a cabeça no lugar, empatou no segundo tempo - gol de oportunismo de Mendoza com assistência de Vina - e nos 20 minutos finais teve quatro chances claras para virar o placar. Das quatro oportunidades, duas foram impressionantes, mas Fernando Sobral e Mendoza fizeram o mais difícil quando finalizaram para fora.

Empatar fora de casa não é um resultado ruim na Série A, mas o contexto do confronto permitia uma vitória do Ceará, que entendo que foi bem escalado por Marquinhos Santos. Evidente que não ignoro as críticas da torcida ao trabalho do treinador, que comete diversas falhas sim, mas neste jogo especificamente a formação pensada foi interessante, com dois jogadores abertos, Lima e Vina trocando de posição. Ocorre que novamente apareceu o prejuízo da contusão de um atleta, desta vez o colombiano Vásquez. Quem também se contundiu e saiu chorando foi Cléber. O atacante ficou menos de dois minutos em campo.

Com 25 pontos ganhos, o Ceará agora aguarda o fim da rodada para saber exatamente a posição em que vai ficar na tabela, mas é fato que o time precisa voltar a vencer para deixar de se preocupar de vez com a zona do rebaixamento e também se aproximar do grupo dos dez melhores times da competição, justamente para ter garantia de estar no grupo que vai brigar por vagas em competições internacionais.

O confronto do Fortaleza diante do Internacional, hoje, ganhou contornos ainda mais importantes em virtude dos jogos de sábado. Atlético-GO e Avaí somaram três e um ponto respectivamente e pressionam ainda mais o Tricolor para vencer. O Castelão terá muita gente apoiando o elenco comandado por Vojvoda e tal presença dos torcedores é fundamental, sempre foi. Chegar aos 21 pontos e ficar perto de sair da zona de rebaixamento é o único objetivo possível.

O Inter, desgastado por ter jogado no Peru, diante do Melgar, na quinta-feira, certamente vai atuar com diversos reservas. É uma chance ainda mais evidente para o Fortaleza. Por mais que os reservas tenham o desejo de mostrar serviço, tecnicamente os titulares são melhores. É justamente por isso que tal janela de oportunidade precisa ser aproveitada.

 

Foto do Fernando Graziani

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?