Logo O POVO+
Série A inédita com 5 nordestinos está próxima e seria espetacular
Foto de Fernando Graziani
clique para exibir bio do colunista

Editor Chefe de Esportes do O POVO; apresentador do Esportes do Povo no Canal FDR e nas rádios O POVO CBN e CBN Cariri e plataformas digitais; comentarista de esportes da Rádio O POVO CBN/CBN Cariri. Além de Comunicação, é formado em Direito

Série A inédita com 5 nordestinos está próxima e seria espetacular

Bons motivos não faltam, começando pelo aumento da média de público do torneio, com estádios cheios e a realização de mais clássicos regionais.
Tipo Opinião
Richardson e Hércules disputam lance no Clássico-Rei Ceará x Fortaleza, no Castelão, pela final do Campeonato Cearense 2024 (Foto: Fco Fontenele)
Foto: Fco Fontenele Richardson e Hércules disputam lance no Clássico-Rei Ceará x Fortaleza, no Castelão, pela final do Campeonato Cearense 2024

Os acessos de Ceará e Sport, garantidos neste domingo na rodada final da Série B, garantiram ao menos quatro clubes da região Nordeste na Série A em 2025. Ambos estarão ao lado dos tricolores Fortaleza e Bahia, mais do que confirmados na próxima edição da competição pelas campanhas mostradas no torneio.

Desde que o regulamento de pontos corridos foi adotado para o Campeonato Brasileiro, em 2003, nunca mais de quatro clubes nordestinos participaram concomitantemente da competição. O recorde, portanto, está igualado.

Agora, cabe ao Vitória ser o responsável pela marca ser superada. Para tanto, precisa não ser rebaixado. Atualmente, a equipe tem mostrado grande poder de reação e soma 42 pontos em 35 jogos, ocupando a 12a. posição. Na partida mais recente, empatou por 1 a 1 com o até então líder Botafogo, colaborando para a equipe do Rio de Janeiro perder a liderança para o Palmeiras.

Ter cinco clubes do Nordeste na Série A pela primeira vez seria algo espetacular e motivos não faltam, começando pelo aumento da média de público do torneio, com estádios cheios e a realização de mais clássicos regionais.

O fortalecimento da região nos quesitos competitividade e representatividade também gerariam impacto relevante, assim como aspectos econômicos e culturais. Em relação ao desgaste dos deslocamentos, os times nordestinos ganhariam algum fôlego pela diminuição das distâncias percorridas em relação aos clubes do Sul e Sudeste.

A lista dos participantes do Nordeste por edição da Série A no regulamento dos pontos corridos:

2003: Vitória, Fortaleza e Bahia
2004: Vitória
2005: Fortaleza
2006: Fortaleza e Santa Cruz
2007: Sport, Náutico e América-RN
2008: Vitória, Sport e Náutico
2009: Vitória, Náutico e Sport
2010: Ceará e Vitória
2011: Bahia e Ceará
2012: Náutico, Bahia e Sport
2013: Vitória, Bahia e Náutico
2014: Sport, Vitória e Bahia
2015: Sport
2016: Sport, Vitória e Santa Cruz
2017: Bahia, Sport e Vitória
2018: Bahia, Ceará, Sport e Vitória
2019: Fortaleza, Bahia, Ceará e CSA
2020: Ceará, Bahia, Sport e Fortaleza
2021: Fortaleza, Ceará, Bahia e Sport
2022: Fortaleza e Ceará
2023: Fortaleza e Bahia
2024: Fortaleza, Bahia e Vitória 

 

Foto do Fernando Graziani

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?