Logo O POVO+
Fortaleza: ausência de João Ricardo em seleções da CBF e Bola de Prata é absurdo técnico
Comentar
Foto de Fernando Graziani
clique para exibir bio do colunista

Âncora do programa Esportes do Povo nas rádios O POVO CBN e CBN Cariri, além do Canal FDR TV e plataformas digitais; comentarista de esportes da Rádio O POVO CBN e CBN Cariri; colunista do O POVO impresso, O POVO+ e redes sociais do O POVO. Além de Comunicação, é formado em Direito

Fortaleza: ausência de João Ricardo em seleções da CBF e Bola de Prata é absurdo técnico

João Ricardo esteve presente em todas as 38 partidas da campanha, com 157 defesas totais (média de 4.1 por confronto) e 14.7 gols certos evitados.
Tipo Opinião
Comentar
O arqueiro do Tricolor falou deu entrevista após a partida (Foto: Mateus Lotif / Fortaleza EC)
Foto: Mateus Lotif / Fortaleza EC O arqueiro do Tricolor falou deu entrevista após a partida

Goleiro do Fortaleza, João Ricardo não aparece nas seleções do Campeonato Brasileiro de 2024 formadas pela eleição da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e da Bola de Prata ESPN. Em ambas, o escolhido foi John, do Botafogo, campeão nacional e time menos vazado da Série A, com 29 tentos sofridos.

Na votação da CBF, participam capitães e técnicos dos times, além de centenas de profissionais de imprensa. Na votação da Bola de Prata, jornalistas da ESPN dão nota aos jogadores em cada partida, com peso de 60%. Os outros 40% das notas têm relação com estatísticas de Inteligência Artificial.

A não presença do arqueiro gaúcho de 36 anos é um absurdo técnico diante das atuações apresentadas no Tricolor, incluindo estatísticas e o impacto nos resultados em campo do Fortaleza.

John é um ótimo goleiro e não há nenhuma dúvida sobre a sua qualidade, mas o principal critério de sua escolha tem relação com ser defensor do time campeão, ignorando estatísticas fundamentais e específicas para a posição, independentemente da equipe, como total de defesas, gols certos evitados e defesas difíceis realizadas.

João Ricardo esteve presente em todas as 38 partidas da campanha do Fortaleza, com 157 defesas totais (média de 4.1 por confronto) e 14.7 gols certos evitados. John participou de 34 partidas, 92 defesas totais (média de 2.7 por confronto), 8.4 gols certos evitados.

O goleiro do Fortaleza, por qualquer critério adotado (avaliação humana, estatística, importância decisiva para a equipe e algoritmos) foi o melhor da Série A 2024. Difícil é compreender as razões para o seu não reconhecimento.

LEIA MAIS: João Ricardo, do Fortaleza, é eleito o melhor goleiro e integra seleção da Série A por pontuação do Sofascore

Foto do Fernando Graziani

Se você quer informação sobre futebol antes, durante e depois da bola rolar, é aqui mesmo. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?