Fortaleza sofreu uma eliminação mais do que merecida na Copa do Brasil
clique para exibir bio do colunista
Âncora do programa Esportes do Povo nas rádios O POVO CBN e CBN Cariri, além do Canal FDR TV e plataformas digitais; comentarista de esportes da Rádio O POVO CBN e CBN Cariri; colunista do O POVO impresso, O POVO+ e redes sociais do O POVO. Além de Comunicação, é formado em Direito
Fortaleza sofreu uma eliminação mais do que merecida na Copa do Brasil
Derrota nos pênaltis para o Retrô é tanto mérito dos pernambucanos, quanto demérito do Tricolor do Pici, que foi um time passivo e lento
Foto: Daniel Galber / Especial para O POVO
Fortaleza x Retrô, pela Copa do Brasil 2025
As duas realidades não se excluem: o Retrô mereceu passar para as oitavas de final da Copa do Brasil e o Fortaleza vai ter de conviver com o fracasso retumbante na competição porque o demérito de uma atuação desorganizada foi enorme. Não vou falar em vexame, como escrevi ontem, justamente porque é injusto ferir o trabalho da equipe pernambucana (os quatro pênaltis foram batidos com maestria, por exemplo), mas o Tricolor, ao menos, precisa pensar profundamente no que está ocorrendo. Diretoria, comissão técnica e elenco são responsáveis igualmente e sabem que a derrota não é um acaso. O desempenho pífio desta quarta seguiu um roteiro semelhante ao de diversas partidas em 2025. Que pelo menos sirva para correção de rota, sob o risco de cenários ainda piores.
Ceará tem jogo difícil fora de casa
Independentemente de conseguir ou não a classificação para a quarta fase da Copa do Brasil, o grande desafio do Ceará, diante do Palmeiras, é jogar bem fora de casa, reter mais a bola, controlar as ações quando existir tal possibilidade.
Evidente que a derrota no primeiro confronto, no Castelão, deixou as coisas complicadas, mas há motivo suficiente para não jogar a toalha, pelo contrário, principalmente se a equipe tiver uma postura mais corajosa.
O trabalho de Léo Condé é muito bom e há um respeito enorme por parte da comissão técnica do time paulista. O técnico Abel Ferreira, não por acaso, ficou insatisfeito após o sorteio apontar o Alvinegro como adversário e fez questão de deixar o incômodo nítido. Ainda assim, o Palmeiras é favorito, tem uma equipe muito experimentada, superior tecnicamente, e está com a vantagem.
O número que importa: 15
Na Série A do Campeonato Brasileiro, o placar de 2 a 1 foi o que mais ocorreu. Foram 15 vezes nos 90 jogos realizados. O 1 a 0 está em segundo (13), seguido de perto pelo 1 a 1 (12).
Tottenham, Newcastle, Crystal Palace e Bologna saem da fila
A temporada 2024/25 do futebol europeu tem mostrado histórias maravilhosas de clubes quebrando longos jejuns de títulos. O que não faltam são imagens marcantes de torcedores em estado de alegria profunda.
O Tottenham venceu o Manchester United, ontem, e conquistou a Liga Europa, encerrando 17 anos sem troféus e 41 sem títulos continentais. O Newcastle ganhou a Copa da Liga Inglesa após 70 anos. O Crystal Palace conquistou seu primeiro título na elite ao vencer a Copa da Inglaterra, batendo o Manchester City, de Guardiola.
Na Itália, o Bologna venceu o Milan na semana passada e levou a Copa da Itália após 51 anos. Na Holanda, o simpático Go Ahead Eagles encerrou um jejum de simplesmente 92 anos ao ganhar a Copa local.
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Mais 3!
1. Depois da demissão de Maurício Barbieri, o Athletico-PR confirmou: o novo técnico será Odair Hellmann, que volta ao Brasil após alguns anos na Arábia Saudita.
2. Endrick não será convocado por Carlo Ancelotti na próxima segunda-feira, 26. O atacante do Real Madrid tem uma contusão muscular e está sem prazo para voltar.
3. O Fortaleza empatou com o líder Palmeiras (2 a 2) no Brasileirão sub-20, ontem, jogando em casa e subiu para 18 pontos, na sétima colocação, após 11 rodadas (são 19 no total). Os oito primeiros passam de fase.
Se você quer informação sobre futebol antes, durante e depois da bola rolar, é aqui mesmo. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.