Fortaleza tem a sexta pior média de público da Série A
clique para exibir bio do colunista
Âncora do programa Esportes do Povo nas rádios O POVO CBN e CBN Cariri, além do Canal FDR TV e plataformas digitais; comentarista de esportes da Rádio O POVO CBN e CBN Cariri; colunista do O POVO impresso, O POVO+ e redes sociais do O POVO. Além de Comunicação, é formado em Direito
Fortaleza tem a sexta pior média de público da Série A
Crise no Pici desconectou time com a torcida, o que resultou numa queda relevante na média de torcedores no estádio
Foto: Mateus Lotif/Fortaleza EC
Volante Emmanuel Martínez no jogo Fortaleza x Internacional, no Castelão
O péssimo momento em campo tem afastado o torcedor do Fortaleza das partidas da equipe em casa no Campeonato Brasileiro. Em um cenário inédito desde 2019, quando voltou a disputar a primeira divisão, a equipe tem, após 10 rodadas, a sexta pior média de torcedores pagantes em suas partidas como mandante: 16.697.
A desconexão entre torcida e equipe está evidente. Não são apenas as derrotas, mas a forma como elas têm ocorrido. O pífio desempenho técnico e tático tem frustrado de tal forma que muitos torcedores simplesmente deixaram de ir aos jogos. Não há mais paciência.
A média do Fortaleza está acima apenas de Santos, Botafogo, Juventude, Mirassol e Bragantino. O Flamengo lidera no quesito, com 49.333 adeptos por partida no Maracanã. O Corinthians, em segundo, leva 43.841 torcedores por jogo, ainda que esteja também numa fase crítica avaliando desempenho esportivo e turbulências políticas.
Em relação ao Ceará, a equipe aparece como a oitava melhor média do Brasileirão até agora, com quatro jogos realizados no Castelão e um no Presidente Vargas. São 28.621 torcedores por encontro (além de estar atrás de Flamengo e Corinthians, também perde para São Paulo, Bahia, Cruzeiro, Palmeiras e Fluminense).
Para uma equipe que passou dois anos na Série B, considero uma presença razoável de público, muito longe de ser ruim, mas com potencial para melhorar bastante. Contra o Atlético-MG, no sábado que vem, 30 mil presentes já estão garantidos, de acordo com dados divulgados pelo clube.
Brasileirão com quase 100 jogos
No total, a Série A já teve 99 partidas realizadas. A décima rodada teve encontro adiado — justamente Botafogo x Ceará — e por isso não chegamos aos 100 jogos. Até agora, são 52 vitórias dos mandantes, 30 empates e 17 triunfos dos visitantes.
Yamal no Barcelona até 2031
O Barcelona renovou o contrato do atacante Lamine Yamal até junho de 2031, mais seis anos, portanto. O impressionante dessa conta é que o jogador terá apenas 23 anos ao fim do compromisso. Extremamente talentoso, com números assustadores de gols, assistências e títulos para seus 17 anos, Yamal já é um dos melhores atletas de futebol do Planeta. Seu protagonismo em campo, tão jovem e também visto na seleção espanhola, mostra que estamos diante de um raríssimo fenômeno, capaz de acumular recordes inimagináveis.
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
João Fonseca em Roland Garros
1. Chamou muito a atenção — positivamente — o número baixo de erros não forçados de João Fonseca na vitória sobre Hubert Hurkacz, estreia do brasileiro em Roland Garros, nesta terça-feira. Foram apenas 15, dado ainda mais relevante porque o jogo teve um bom número de games — 26 no total — terminando em 3 sets a 0.
2. Nas duas derrotas mais recentes de João, decepcionantes estreias em Roma e Estoril, tinham sido, respectivamente, 37 e 25 erros não forçados, revelando ansiedade e pressa nas execuções dos golpes.
3. A manutenção de tal nível de precisão será absolutamente fundamental no enfrentamento da segunda rodada, diante do francês Pierre Herbert, apenas número 147 do mundo e franco atirador. A pressão do favoritismo estará toda do lado de João Fonseca.
Se você quer informação sobre futebol antes, durante e depois da bola rolar, é aqui mesmo. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.