Defesa sólida sustenta campanha do Ceará, quinto pior ataque da Série A
clique para exibir bio do colunista
Âncora do programa Esportes do Povo nas rádios O POVO CBN e CBN Cariri, além do Canal FDR TV e plataformas digitais; comentarista de esportes da Rádio O POVO CBN e CBN Cariri; colunista do O POVO impresso, O POVO+ e redes sociais do O POVO. Além de Comunicação, é formado em Direito
Foto: Felipe Santos/Ceará SC
Willian Machado, zagueiro do Ceará, é um dos destaques do Alvinegro no Brasileirão 2025
O Ceará ocupa à 11ª colocação do Campeonato Brasileiro com 22 pontos, brigando por vaga na Sul-Americana e bem distante da zona de rebaixamento, cenário que se vê muito mais pela consistência defensiva do que pela capacidade de decidir jogos no ataque.
A equipe ostenta a sétima melhor defesa entre 20 clubes - tomou 17 gols - o principal mérito da campanha e que impede que o time flerte com a parte de baixo da classificação. É a retaguarda bem organizada que mantém o Ceará competitivo, tanto individualmente - casos de Willian Machado, Bruno Ferreira e Dieguinho - como coletivamente.
O problema é que essa dependência da defesa expõe uma limitação relevante e não por acaso a busca de reforços é nesse setor: o ataque é o quinto pior do torneio, com apenas 17 gols marcados. Em um campeonato longo e equilibrado, a capacidade limitada de criar e transformar oportunidades em gols cobra um preço alto.
Se quiser ter um segundo turno mais tranquilo e pensando em coisas grandes, o Ceará precisa romper essa barreira. O desempenho defensivo é patrimônio atual, mas não basta para ambições maiores. Sem um salto ofensivo — seja por mudanças táticas, reforços ou mais ousadia — o clube seguirá em um limite que não vai permitir deslizes.
Se você quer informação sobre futebol antes, durante e depois da bola rolar, é aqui mesmo. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.